Menu Principal

BLOG

Conselheira Geral visita Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul

No dia 26 de março, o Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana (RS), instituição de ensino pertencente à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), foi agraciado pela honrosa presença da Irmã Paola Battagliola, Conselheira Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Com uma alegre e carinhosa recepção realizada no pátio da escola, as crianças da Infância Missionária (IAM) cantaram a música “Seja bem-vinda com o amor de Jesus” e o hino da IAM para bem celebrar esse momento.

A visita foi permeada por momentos especiais, como a acolhida dos estudantes do turno matutino do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, realizada no Salão de Atos da escola, na qual os jovens cantaram com alegria o Hino da Rede Salesiana Brasil (RSB), expressão viva dos valores e princípios fundamentais estabelecidos por Dom Bosco e Madre Mazzarello. 

Irmã Paola, com sua carinhosa presença, dirigiu-se aos estudantes perguntando-lhes acerca dos seus anseios e sonhos. Em um gesto de proximidade e empatia, convidou-os a compartilharem seus sonhos, almejando inspirá-los a alçar voo em busca de seus ideais.

Como parte do encontro, Irmã Paola fez a leitura da carta escrita pelo Papa Francisco em 2018, dedicada aos jovens de todo o mundo. Com as palavras de Francisco, a Conselheira lembrou de que o sonho que cada um tem é uma força profética e motivou todos a acolherem sem medo esse sonho de Deus, convidando a cultivar a esperança em cada ação cotidiana.

Com sorrisos radiantes e corações transbordando de gratidão, as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I encantaram a tarde no Salão de Atos da escola, cantando a música “Pequenas Alegrias”. Em seguida, uma lembrança foi entregue à Irmã Paola pelas mãos de duas crianças.

À noite, a comunidade educativa do ILV reuniu-se para um diálogo com a Irmã Visitadora que em sua fala enfatizou o quão significativo é estar nessa escola: «Aqui nos sentimos realizados, acolhidos, amados e valorizados. Aqui vemos que realmente a educação é coisa do coração!», afirmou a Conselheira Geral.

A visita da Irmã Paola ao ILV, na Semana Santa, promoveu vários momentos de integração e união entre todos os colaboradores. Uma imersão na espiritualidade cristã proporcionou a cada um dos participantes a oportunidade de vivenciar as etapas da Paixão de Cristo, enriquecendo a própria jornada, mas também, contribuindo para o fortalecimento da comunidade escolar e para a formação integral dos estudantes, inspirando-os a viverem uma vida de fé, serviço e amor ao próximo.

Em sua visita, Irmã Paola também se encontrou com o Bispo Diocesano, Dom José Mario Scalon, e o Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, Padre Leandro Francisco Santiago. Esse encontro foi um testemunho tangível da colaboração e comunhão entre a Família Salesiana e a comunidade eclesial, fortalecendo a missão da Igreja, especialmente no contexto educativo-pastoral. 

Na Quinta-feira Santa, dia 28 de março, a comunidade educativa participou, na Paróquia São Miguel Arcanjo, da Missa da Ceia do Senhor. Com a realização do rito do Lava-pés dos professores do ILV, em um gesto que lembra da importância da humildade e do serviço aos outros como parte integrante da vida cristã, finalizou-se esse momento com a certeza do amor incondicional de Cristo. Ficou a lição: amar como Ele amou.

Repleta de sabedoria e virtude, Irmã Paola iluminou corações e mentes. Cada momento compartilhado no ILV foi uma fonte de bênçãos e crescimento espiritual, marcados por trocas enriquecedoras e pela construção de laços fraternos que perdurarão além do tempo.

A Conselheira Geral deixou Uruguaiana no dia 29 de março, seguindo para Bagé (RS) a fim de visitar a Comunidade inserida Beata Laura Vicuña, daquela localidade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.