Menu Principal

BLOG

Colégio de Santa Inês celebra a Páscoa, em tempos e momentos diferentes, junto a Estudantes e Equipes

A aproximação da Páscoa representa para muitos um momento de interiorização, reflexão e muita fé. No Colégio de Santa Inês, de São Paulo (SP), instituição pertencente à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), esse momento foi vivido pelos estudantes, professores e todos os membros das diferentes Equipes.

Para 2024, o propósito das celebrações de Páscoa foi relembrar o caminho da Via-Sacra e suas Estações de diferentes maneiras, fazendo as devidas adaptações à linguagem de seus participantes.

O Verdadeiro Significado da Páscoa

No dia 25 de março, as turmas da Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais tiveram o seu momento de Celebração de Páscoa. As crianças foram até a Capela do Colégio e conheceram a história da Páscoa e seu verdadeiro significado de fé e renovação. Elas também tiveram a oportunidade de fazer suas orações a seu modo, agradecendo pela vida, pela família e amigos.

Conhecendo a Via Sacra

Já no dia 26 de março, foi a vez das turmas de 2° ao 5° Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais celebrarem a chegada da Páscoa. Os alunos tiveram um momento especial com a Equipe de Pastoral para compreender o significado da data e sua importância.

As turmas de 2° e 3° Ano aprenderam sobre a Via-Sacra e tiveram um momento de oração e partilha com seus amigos. Já as turmas de 4° e 5° Ano puderam conferir a encenação da Paixão de Cristo realizada pela PACAS – Pastoral de Artes, Comunicação e Animação Salesiana que aconteceu no Teatro da escola.

Debate e Reflexão

Entre os dias 19 e 27 de março, os jovens do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio participaram das Celebrações de Páscoa organizadas pela Equipe de Pastoral do Colégio.

Durante as vivências, os alunos puderam relacionar as estações da Via-Sacra com contextos atuais. Foi um momento de muita troca de ideias! Cada turma construiu a sua “cruz” com o resultado de toda a reflexão promovida no encontro. E, para encerrar, as turmas partilharam o pão e o vinho, substituído pelo suco de uva, como símbolo de comunhão e união.

Vivendo a Via-Sacra

No dia 23 de março, a equipe de colaboradores do Colégio de Santa Inês se reuniu para celebrar a chegada da Páscoa. O dia começou com um momento itinerante, em que todos os presentes – educadores, colaboradores e Irmãs da Casa inspetorial (BAP) – recriaram a Via-Sacra e, em algumas das estações, o momento foi recriado pelos próprios membros da equipe por meio de encenações, músicas, mímicas, entre outros.

Ao final dessa dinâmica emocionante, foi celebrada a Eucaristia, na capela do Colégio, presidida pelo Salesiano Padre Rafael Galvão, que deixou uma linda mensagem de esperança e renovação a todos. Não há dúvidas que esses dias foram de grande importância para quem os viveu. Foi o momento de voltar-se para dentro de si, refletir e demonstrar toda sua fé e devoção. O espírito de renovação e esperança tomou conta de toda a comunidade educativa.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.