Menu Principal

BLOG

Chega ao fim o ENAS 2021

O terceiro e último dia do Encontro Nacional da Ação Social Salesiana (ENAS) 2021 foi voltado para o tema da Educomunicação e as ressonâncias do Projeto Educomunicação em Ação Social promovido pela Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social), em parceria com a RSB-Comunicação e o Centro Salesiano de Formação (CSF).

Todos os 3 dias do ENAS 2021 aconteceram de forma totalmente on-line, em atendimento às orientações de prevenção à COVID-19, pela plataforma Zoom, com transmissão ao vivo no canal oficial da Rede Salesiana Brasil (RSB) no YouTube. Todo o evento foi mediado pelo formador da RSB-Social, Eduardo dos Santos Batista, e coordenado pela Diretora-Executiva da RSB-Social, Ir. Silvia Aparecida da Silva. Durante todo o evento, foram promovidas interações ao vivo com os participantes por meio de formulários de perguntas aos palestrantes, envios de imagens e mensagens pelo Padlet e respostas às colheitas de interação pelo Mentimeter.

Dando início aos trabalhos do dia, a Diretora-Executiva da RSB-Comunicação, Ir. Marcia Koffermann, trouxe um panorama sobre a Educomunicação e o início da implantação do Projeto em algumas obras sociais salesianas do Brasil. “Diante da realidade em que nos vimos no ano passado, decorrente da pandemia da COVID-19, a gente viu como as nossas crianças e adolescentes foram afetados diretamente por todo esse contexto de isolamento social, de aulas à distância ou muitas vezes o cancelamento das aulas que aconteceu em muitas escolas públicas […] Então, assim que a gente viu essa realidade, nós começamos a pensar o que seria possível propor e, a Educomunicação já está na raiz do nosso carisma salesiano, já é algo que a gente vem vivenciando com muito entusiasmo e com muitos bons resultado”.

Seguindo a fala da Ir. Marcia, a Diretora-Executiva da RSB-Social, Ir. Silvia Aparecida da Silva, comenta a experiência de ter presenciado alguns resultados do Projeto de Educomunicação que já está implantado em algumas obras sociais como projeto piloto, na esperança de que seja possível levar a ideia a cada vez mais obras sociais. “Muita coisa já floresceu e é o que nós vamos acompanhar na manhã de hoje. Convido vocês a estarem conosco com aquele gostinho de ‘apropriar-se’, e quem sabe para 2022, 23, 24, a gente possa também expandir a nossa sementinha para outras obras sociais […] Eu tive a oportunidade de acompanhar e de ver os resultados já acontecendo, e principalmente o rostinho das crianças e jovens que estão acompanhando esse processo, então a gente percebe que o futuro é por aí”.

A oração inicial do dia ficou por conta da equipe de animadores da Ação Social: Ir Dircione AmorimPe. Eduardo Moura e Tatiana Diniz. Em seguida, o Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social, Prof.º Joadir Foresti, juntamente com a Diretora-Executiva da RSB-Escolas e Coordenadora do Centro Salesiano de Formação (CSF), Ana Paula Costa e Silva, apresentaram o tema “Em rede pela transformação dos territórios – Projeto Educomunicação”, trazendo todo o processo de concepção e implantação do projeto de Educomunicação em algumas obras sociais selecionadas da Rede Salesiana Brasil, como projeto piloto para, posteriormente, ser implantado nas demais presenças. Todo o investimento para implantação do Projeto de Educomunicação nessas primeiras obras é oriundo dos recursos captados pelo movimento União Pela Vida (UPV), setor da RSB-Social responsável pela captação de recursos destinados às obras sociais salesianas de todo o Brasil. “Sendo assim, a que esse Projeto se propõe? Propõe técnicas que mitiguem deficiências trazidas ao longo dos anos pela falta de uma abordagem mais abrangente das aprendizagens. A Educomunicação vem aqui dizer que há várias formas da gente aprender, da gente ler o mundo[…], e é esse o compromisso desse Projeto”, diz o Prof.º Joadir.

Em seguida, Ana Paula Costa e Silva traz as partilhas sobre as implantações do Módulo 1 do Projeto Educomunicação em Ação Social que também trouxe um forte processo de formação para os seus integrantes. “A formação constitui um grande aspecto também desse Projeto, tanto que o primeiro semestre de 2021 foi dedicado à formação […]. Sabemos que é um Projeto que traz objetivos bem ousados, sabemos também que o próprio contexto impõe uma série de dificuldades e lacunas de aprendizagens, então a gente percebe também o quanto essa formação precisa estar pautada em aspectos muito claros e um deles, que a gente traz como o coração, é exatamente a autoria. Então, desde o início, se pensou em oficineiros e educadores como autores que tivessem possibilidades de representar seus conhecimentos em diferentes formatos […]. Essa autoria a gente percebe como elemento chave, porque ela que vai ter relação direta com o protagonismo deste grupo de educadores e oficineiros para que eles possam também tornar protagonistas os educandos que é a nossa grande finalidade aqui com o Projeto”.

Trazendo alguns relatos da experiência sobre o processo formativo no Módulo 1, os participantes puderam contar com as contribuições do Rivaldo Dionizio Candido, da Inspetoria São Pio X, e com o William da Silva Vieira, do Centro Salesiano Desenvolvimento Social e Profissional da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora. 

Após o intervalo, Ana Paula introduziu um momento de apresentação de alguns vídeos mostrando o impacto do Projeto de Educomunicação nas obras sociais salesianas do Brasil. “Conhecemos então um pedacinho do que vem sendo realizado […] e um ponto que nos chama a atenção também é do próprio desenvolvimento de competências socioemocionais que nunca foram tão importantes quanto neste momento”, diz Ana Paula após a apresentação das partilhas.

Em seguida, o Analista de Educação Empreendedora no Sebrae Nacional, Prof.º Israel Alves Jorge de Souza, trouxe um momento voltado para o tema “A força dos 4Ps e da Espiral da Aprendizagem Criativa”. Em uma apresentação muito lúdica e demonstrativa, Prof.º Israel trouxe uma provocação a todos e todas sobre os desafios e as necessidades da educação hoje. “O que a gente tem que buscar por traz dessas dinâmicas todas é na verdade o que é precioso para cada estudante, o que é precioso para cada aluno, ou seja, a paixão que move cada indivíduo, cada criança. E muitas vezes, principalmente em regiões com carência sócio econômica, a gente tem dificuldades de engajamento, de interesse dos alunos […] e o que realmente pode mover tudo isso é a paixão”, diz o Prof.º Israel.

Dando sequência ao evento, houve mais uma partilha de experiências sobre as práticas com os educandos nas obras sociais. Desta vez, o momento foi encabeçado por Índia Marcia Caravalho Barroso e Carmen Lúcia do Couto, ambas do Instituto Medianeira Casa da Criança, da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida; seguidas da Débora Motta Cornélio Zardo, represntando o Projeto Vill”Agindo para Ser Feliz, da Inspetoria Madre Mazzarello, a qual também trouxe os educandos Emanuel Barcelos e Caroline de Sá, além da coordenadora da Obra.

A última apresentação do dia ficou por conta do Prof.º Joadir e da Ir. Silvia, os quais trouxeram um pouco sobre o compromisso com a efetividade e a ampliação do Projeto Educomunicação em Ação Social, apresentando, em números, o alcance do Projeto Educomunicação em Ação Social.

A oração final ficou por conta da mesma equipe inspetorial que abriu o evento. “A Rede é construída por pequenos ‘nós’ e quando a gente soma forças um com o outro, a Rede não se rompe e essa é o grande sonho nosso aqui no Brasil”, conclui Ir. Silvia, fechando o ENAS 2021.

Confira os detalhes do primeiro dia do ENAS clicando aqui.

Confira os detalhes do segundo dia do ENAS clicando aqui.

Confira a mensagem da Diretora-Executiva da RSB-Social, Ir. Silvia Aparecida da Silva, clicando aqui.

Fonte: RSB-Comunicação

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

É a Páscoa do Senhor!

O Evangelho de João nos apresenta um espetáculo maravilhoso. Antes do nascer do sol, Maria de Magdala, uma pequena mulher, sofrida pela morte do seu

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.