Menu Principal

BLOG

Boas Práticas da Educação Infantil das Escolas da AEIS de SP são selecionadas e apresentadas no “II Seminário Virtual Coleção GIROLHAR”

Nos dias 19 e 20 de outubro de 2021 os (as) educadores (as) da Educação Infantil das escolas salesianas participaram do II Seminário para Socialização de Boas Práticas com a Coleção GIROLHAR, promovido pela RSB-Escolas, em parceria com a Editora Edebê. O objetivo deste segundo evento formativo foi promover a disseminação de mais conhecimentos e propostas inovadoras que vêm sendo desenvolvidas com a Coleção GIROLHAR pelas (os) educadoras (es) de todo o Brasil.

As escolas da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo participaram inscrevendo 18 boas práticas. Dentre elas, 5 foram selecionadas pela Diretoria Executiva e pela Assessoria Pedagógica da RSB-Escolas, com a colaboração do Editorial da Edebê para serem compartilhadas nos dois dias do II Seminário Virtual “Girolhar”. Em destaque, as boas práticas da AEIS-SP foram:

  • “Projeto Cantinhos” – Colégio de Santa Inês (São Paulo/SP);
  • “Engenhocas, invenções e inventores – Também quero inventar!” – Instituto São José (São José dos Campos/SP);
  • “Linguagem das danças e ritmos” – Colégio de Santa Inês (São Paulo/SP);
  • “Quitanda com História” – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Ribeirão Preto/SP);
  • “Engenhoca de abraços” – Instituto Madre Mazzarello (São Paulo/SP).

Também foram selecionadas e apresentadas mais 5 boas práticas dos colégios da RSB-Escolas, de outras regiões do Brasil:

  • “GIROMALA: uma mala, muitas possibilidades” – Instituto Santa Maria Mazzarello (Recife/PE);
  • “Os aromas da Infância” – Colégio Dom Bosco (Santa Rosa/RS) ;
  • “Se essa rua fosse minha – Rua brincante” – Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Lins/SP);
  • “A música, seus ritmos e o brincar: ingredientes para uma infância feliz” – Colégio Dom Bosco (Santa Rosa/RS);
  • “Pequenos notáveis em ação” – Instituto Maria Auxiliadora (Goiânia/GO).

Os principais critérios para seleção foram:

  • Conexão com a Coleção GIROLHAR.
  • Criatividade no desenvolvimento da proposta.
  • Protagonismo das crianças.
  •  Interação e colaboração entre as crianças.
  •  Engajamento das famílias.

A partir das partilhas das educadoras da AEIS-SP durante o II Seminário Girolhar, a Diretora Executiva Ana Paula Costa e Silva (RSB-Escolas) destacou relevantes observações:

“Cantinhos autênticos, criados com muito protagonismo. Espaços criativos para aprender brincando […]; “Investigações, pesquisas, descobertas e variadas invenções! Ampliando o repertório artístico-cultural de forma divertida e envolvente […]”; “Pés dançantes, alegria, arte, cultura, expressão e movimento! […] olhar cuidadoso para os interesses e percepções das crianças, promovendo o protagonismo delas e também o engajamento das famílias.”; “[…] caixas mágicas são incríveis para explorar o sentidos, despertar curiosidades e gerar perguntas e descobertas.”; “Super importante o olhar sensível e cuidadoso para os sentimentos das crianças, a escuta atenta, os foco nas competências socioemocionais, o resgate das memórias afetivas.Que encantadora esta prática tão respeitosa e conectada com o contexto desafiador que vivenciamos. Muitos e muitos abraços, com segurança”.

Parabéns às (aos) educadoras (es) e equipes pelo engajamento, empenho e participação ativa no II Seminário Girolhar!!! 

Gestora Pedagógica Meily Cassemiro Santos AEIS-SP – Inspetoria BAP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Projeto Animação Vocacional

É preciso rezar e trabalhar para conscientizar todos os cristãos de que a vida não é um acaso, mas um projeto a ser desenvolvido ao

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.