Menu Principal

BLOG

INSA de Cambé é vice-campeão na 43ª Jornada de Foguetes e 17ª Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma Olimpíada experimental que tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Iniciação Científica, e promover a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática, de forma cooperativa.

Os estudantes Gabriel, Angélica e Maria Eduarda, que frequentam a 2ª série do Ensino Médio, no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Cambé (PR), foram medalha de prata na 43ª Jornada de Foguetes realizada de 11 a 14 de setembro, na Barra do Piraí, Rio de Janeiro (RJ).

Os participantes foram divididos por turmas, na competição, e a equipe do INSA foi a única representante do sul do Brasil na Turma 5, que teve aproximadamente 240 participantes entre professores e estudantes de todo Brasil, distribuídos em 76 equipes.

Antes da viagem para participar da competição, os estudantes fizeram o teste de lançamento experimental na GRAMAPAR, a maior grameira do norte paranaense, localizada também na cidade de Cambé.

Para a construção do foguete, os estudantes utilizaram garrafa pet, e para a base de lançamento, canos de pvc, conexões, registro e manômetro, para medir a pressão interna da garrafa quando acesa para o lançamento.

A base foi projetada em um ângulo de 45° com parafusos para fixá-la no solo. Dentro da garrafa, os estudantes colocaram um balão com uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, que reage e libera o combustível para o foguete.

A pressão é verificada pelo manômetro inserido no cano central, e as braçadeiras são utilizadas para não deixar o foguete escapar da base. Ao atingir cerca de 90 psi de pressão, puxa-se o barbante que, entrelaçado a uma espécie de gatilho feito de cano, libera as braçadeiras e, com a pressão, o foguete é lançado para voar.

Os estudantes fizeram dois lançamentos durante a competição, porém o que prevaleceu foi o de maior alcance, que no caso foi o de 150 metros de distância da base, já no primeiro lançamento.

A Direção do INSA parabeniza os estudantes, o Educador Márcio, a Orientadora Leila e o Monitor Luiz, que não mediram esforços e trabalharam incansavelmente para que este projeto acontecesse. Gratidão também aos pais pela confiança e torcida. Gratidão imensa aos apoiadores, pelo incentivo dispensado e por abraçarem esta causa juntamente com a comunidade educativa do INSA.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.