Menu Principal

BLOG

CG XXIV do Instituto das FMA: uma experiência de fé e uma escola de formação

Roma (Itália).  “Uma experiência de fé e uma escola de formação” foi o Capítulo Geral XXIV do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, concluído em 24 de outubro de 2021.

O tema “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5). Comunidades geradoras de vida no coração da contemporaneidade”, guiou a experiência do Capítulo realizado de 12 de setembro a 24 de outubro de 2021, envolvendo as Capitulares na vida fraterna e na  reflexão/estudo, na oração e na escuta/confronto e se resume no Documento Capitular Com Maria, ser “presença” que gera vida.

Pela manhã a Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola, apresentou às Capitulares o seu discurso conclusivo e disse entre outras coisas: “Sinto a necessidade de expressar minha gratidão ao Senhor pela abundância de graça de que temos sido objeto neste tempo capitular. Agradeço-vos pela participação apaixonada e serena, pela familiaridade e simplicidade das relações, pelo forte senso de pertença ao Instituto. […]

Na realidade cotidiana, aqui e agora, como comunidade geradora iluminada pela presença de Maria, focalizamos três escolhas significativas: estar em formação contínua, caminhar em sinodalidade, atuar em rede na ótica da ecologia integral.  Três ações cujo fio condutor é a qualidade da presença, ou seja, o nosso “estar” como pessoas e como comunidades no coração da contemporaneidade. Portanto, somos chamadas a viver a vida como vocação e a redescobrir o carisma Salesiano  em todo o seu dinamismo apostólico missionário.  Maria, que caminha nesta casa e em todas as casas do Instituto, vai nos ajudar a não esquecer a graça das origens, a humildade e a pequenez dos inícios que tornaram transparente a ação de Deus na vida e na mensagem de tantas nossas Irmãs. […]

O CG XXIV será fecundo para o bem de todo o Instituto se formos mediações eficazes de comunicação e partilha desta profunda experiência que, juntas, provamos e celebramos.  Por isso, é hora de descer de Caná a Cafarnaum, não sozinhas, mas com Jesus e Maria, para compartilhar a vida e a missão com as/os jovens e os leigos, para deixar respirar Deus em nossa existência e enfrentar com coragem os desafios que encontraremos.

Confiamo-nos a Maria para que nos ajude a ser mulheres que saibam levar o vinho novo da esperança a esta nossa história marcada por tantos sofrimentos e fadigas, mas abençoada pela doce Providência do Pai”.

Texto integral de la Palavra concluisiva da Madre

Como conclusão da manhã, a Celebração Eucarística presidida por Dom Angel Fernándes Artime, 10º Sucessor de Dom Bosco.  Na introdução, foi relembrado, por sinais e gestos, o relato das Bodas de Caná, ícone que acompanhou o evento capitular desde sua preparação e que agora continua a ser o fio condutor do Documento Capitular que se compromete a construir comunidades sinodais, centradas em Cristo para ser mulheres de esperança na contemporaneidade.

Na homilia, o Reitor-Mor, dirigindo-se às Capitulares, disse: “Vivestes um tempo abundante de Espírito Santo e de Graça, de enriquecimento pessoal, de profundas convicções que se tornam compromisso de todas para compartilhar e testemunhar.  Na fidelidade ao carisma salesiano sois chamadas a ser vida para muitos, luz na missão entre os mais pobres, carícia de Deus pelos mais distantes e necessitados de humanidade e proximidade. O Capítulo começa agora, continuaremos a caminhar em conjunto colaborando com a criatividade do Espírito Santo, para a missão educativa salesiana”.

A Eucaristia de louvor e ação de graças, as palavras conclusivas ​​da Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola e as tarefas de Secretaria encerraram assim o Capítulo Geral XXIV.

É o momento de celebrar as núpcias do serviço fraterno, humano e solidário, à escuta dos jovens, da realidade e da realidade, para fazer como Maria “o que Ele nos diz”!

Flickr FMA

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Atividades de Integração no Cemari

Os educandos do Cemari retornaram as atividades de integração com muita expectativa e alegria. Os alunos foram recepcionados com boas vindas, repleto de muito amor.

É a Páscoa do Senhor!

O Evangelho de João nos apresenta um espetáculo maravilhoso. Antes do nascer do sol, Maria de Magdala, uma pequena mulher, sofrida pela morte do seu

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.