Menu Principal

BLOG

CG XXIV do Instituto das FMA: uma experiência de fé e uma escola de formação

Roma (Itália).  “Uma experiência de fé e uma escola de formação” foi o Capítulo Geral XXIV do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, concluído em 24 de outubro de 2021.

O tema “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5). Comunidades geradoras de vida no coração da contemporaneidade”, guiou a experiência do Capítulo realizado de 12 de setembro a 24 de outubro de 2021, envolvendo as Capitulares na vida fraterna e na  reflexão/estudo, na oração e na escuta/confronto e se resume no Documento Capitular Com Maria, ser “presença” que gera vida.

Pela manhã a Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola, apresentou às Capitulares o seu discurso conclusivo e disse entre outras coisas: “Sinto a necessidade de expressar minha gratidão ao Senhor pela abundância de graça de que temos sido objeto neste tempo capitular. Agradeço-vos pela participação apaixonada e serena, pela familiaridade e simplicidade das relações, pelo forte senso de pertença ao Instituto. […]

Na realidade cotidiana, aqui e agora, como comunidade geradora iluminada pela presença de Maria, focalizamos três escolhas significativas: estar em formação contínua, caminhar em sinodalidade, atuar em rede na ótica da ecologia integral.  Três ações cujo fio condutor é a qualidade da presença, ou seja, o nosso “estar” como pessoas e como comunidades no coração da contemporaneidade. Portanto, somos chamadas a viver a vida como vocação e a redescobrir o carisma Salesiano  em todo o seu dinamismo apostólico missionário.  Maria, que caminha nesta casa e em todas as casas do Instituto, vai nos ajudar a não esquecer a graça das origens, a humildade e a pequenez dos inícios que tornaram transparente a ação de Deus na vida e na mensagem de tantas nossas Irmãs. […]

O CG XXIV será fecundo para o bem de todo o Instituto se formos mediações eficazes de comunicação e partilha desta profunda experiência que, juntas, provamos e celebramos.  Por isso, é hora de descer de Caná a Cafarnaum, não sozinhas, mas com Jesus e Maria, para compartilhar a vida e a missão com as/os jovens e os leigos, para deixar respirar Deus em nossa existência e enfrentar com coragem os desafios que encontraremos.

Confiamo-nos a Maria para que nos ajude a ser mulheres que saibam levar o vinho novo da esperança a esta nossa história marcada por tantos sofrimentos e fadigas, mas abençoada pela doce Providência do Pai”.

Texto integral de la Palavra concluisiva da Madre

Como conclusão da manhã, a Celebração Eucarística presidida por Dom Angel Fernándes Artime, 10º Sucessor de Dom Bosco.  Na introdução, foi relembrado, por sinais e gestos, o relato das Bodas de Caná, ícone que acompanhou o evento capitular desde sua preparação e que agora continua a ser o fio condutor do Documento Capitular que se compromete a construir comunidades sinodais, centradas em Cristo para ser mulheres de esperança na contemporaneidade.

Na homilia, o Reitor-Mor, dirigindo-se às Capitulares, disse: “Vivestes um tempo abundante de Espírito Santo e de Graça, de enriquecimento pessoal, de profundas convicções que se tornam compromisso de todas para compartilhar e testemunhar.  Na fidelidade ao carisma salesiano sois chamadas a ser vida para muitos, luz na missão entre os mais pobres, carícia de Deus pelos mais distantes e necessitados de humanidade e proximidade. O Capítulo começa agora, continuaremos a caminhar em conjunto colaborando com a criatividade do Espírito Santo, para a missão educativa salesiana”.

A Eucaristia de louvor e ação de graças, as palavras conclusivas ​​da Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola e as tarefas de Secretaria encerraram assim o Capítulo Geral XXIV.

É o momento de celebrar as núpcias do serviço fraterno, humano e solidário, à escuta dos jovens, da realidade e da realidade, para fazer como Maria “o que Ele nos diz”!

Flickr FMA

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Encontro das Coordenadoras da PJ-CIB

No dia 27 de julho de 2022, aconteceu o encontro online das Coordenadoras Inspetoriais de Pastoral Juvenil da Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) com a

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.