Menu Principal

BLOG

Irmã Alessandra Smerilli recebe nomeações no Vaticano

Roma (Itália). O Santo Padre nomeou Irmã Alessandra Smerilli, Filha de Maria Auxiliadora, Secretária ad interim do Dicastério para o Serviço da Promoção Humana Integral e Delegada da Comissão Vaticana Covid-19.

Irmã Alessandra Smerilli nasceu em 14 de novembro de 1974 em Vasto (CH), Itália. Conseguiu o Doutorado em Economia Política na Faculdade de Economia da Universidade La Sapienza de Roma e o Doutorado em Economia na Escola de Economia da Universidade de East Anglia em Norwich (Reino Unido).  É Docente Ordinária de Economia Política na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium de Roma.

A Profa. Smerilli, empenhada no serviço da Igreja e do mundo como Conselheira do Estado da Cidade do Vaticano e Consultora do Sínodo dos Bispos, desde março de 2021 foi Subsecretária do mesmo Dicastério e Coordenadora da Força Tarefa de Economia da Comissão Vaticana Covid-19, instituída pelo Papa Francisco.

Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral foi instituído pelo Papa Francisco em 1º de janeiro de 2017 e «promove o desenvolvimento humano integral inspirando-se no Evangelho e no sulco da teologia e da doutrina social da Igreja.  Estuda e recolhe notícias e resultados de pesquisas sobre justiça e paz, o progresso dos povos, a promoção e a tutela da dignidade e dos direitos humanos, o desarmamento e os conflitos armados, bem como as suas trágicas consequências para a população civil e para o ambiente natural.  Integrando, relacionando e dialogando entre os diversos sistemas sociais – economia, finança, trabalho, política, cultura – o Dicastério trabalha para que o ensinamento social da Igreja seja conhecido e posto em prática”.  O Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral é o Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson.

Irmã Alessandra Smerilli expressa sua gratidão ao Papa Francisco pela nomeação:

“Sou grata ao Santo Padre pela exigente tarefa que me chamou a assumir e peço ao Senhor que me ajude a honrar este chamado em espírito de obediência à Igreja, com humildade, paixão, criatividade e capacidade de escuta como se requer. Meu desejo e empenho é poder servir melhor à missão da Igreja, pelo tempo que o Papa julgar oportuno”.

O Instituto das FMA congratula-se com a Profa. Alessandra Smerilli por este novo encargo e deseja que continue no seu empenho de promoção integral da pessoa e do cuidado da criação, levando adiante os princípios da economia civil, em benefício da Igreja, do Instituto das FMA, dos jovens e das periferias.

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.