Menu Principal

BLOG

Irmã Alessandra Smerilli recebe nomeações no Vaticano

Roma (Itália). O Santo Padre nomeou Irmã Alessandra Smerilli, Filha de Maria Auxiliadora, Secretária ad interim do Dicastério para o Serviço da Promoção Humana Integral e Delegada da Comissão Vaticana Covid-19.

Irmã Alessandra Smerilli nasceu em 14 de novembro de 1974 em Vasto (CH), Itália. Conseguiu o Doutorado em Economia Política na Faculdade de Economia da Universidade La Sapienza de Roma e o Doutorado em Economia na Escola de Economia da Universidade de East Anglia em Norwich (Reino Unido).  É Docente Ordinária de Economia Política na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium de Roma.

A Profa. Smerilli, empenhada no serviço da Igreja e do mundo como Conselheira do Estado da Cidade do Vaticano e Consultora do Sínodo dos Bispos, desde março de 2021 foi Subsecretária do mesmo Dicastério e Coordenadora da Força Tarefa de Economia da Comissão Vaticana Covid-19, instituída pelo Papa Francisco.

Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral foi instituído pelo Papa Francisco em 1º de janeiro de 2017 e «promove o desenvolvimento humano integral inspirando-se no Evangelho e no sulco da teologia e da doutrina social da Igreja.  Estuda e recolhe notícias e resultados de pesquisas sobre justiça e paz, o progresso dos povos, a promoção e a tutela da dignidade e dos direitos humanos, o desarmamento e os conflitos armados, bem como as suas trágicas consequências para a população civil e para o ambiente natural.  Integrando, relacionando e dialogando entre os diversos sistemas sociais – economia, finança, trabalho, política, cultura – o Dicastério trabalha para que o ensinamento social da Igreja seja conhecido e posto em prática”.  O Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral é o Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson.

Irmã Alessandra Smerilli expressa sua gratidão ao Papa Francisco pela nomeação:

“Sou grata ao Santo Padre pela exigente tarefa que me chamou a assumir e peço ao Senhor que me ajude a honrar este chamado em espírito de obediência à Igreja, com humildade, paixão, criatividade e capacidade de escuta como se requer. Meu desejo e empenho é poder servir melhor à missão da Igreja, pelo tempo que o Papa julgar oportuno”.

O Instituto das FMA congratula-se com a Profa. Alessandra Smerilli por este novo encargo e deseja que continue no seu empenho de promoção integral da pessoa e do cuidado da criação, levando adiante os princípios da economia civil, em benefício da Igreja, do Instituto das FMA, dos jovens e das periferias.

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

CIB tem nova diretoria

Em reunião por ocasião da Assembleia da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB), no Colégio de Santa Inês, em São

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.