Menu Principal

BLOG

Visita canônica de Irmã Paola Battagliola trouxe alegria salesiana para Unifatea

O sorriso, a amorevolezza e a presença carismática da Filha de Maria Auxiliadora emocionaram a todos: «Vejo Dom Bosco entre nós».

Nos dias 18, 19 e 20 de março, o UNIFATEA – Centro Universitário Teresa D’Ávila esteve em festa: a comunidade acadêmica acolheu a Irmã Visitadora Paola Battagliola que está no Brasil em missão, em visita canônica passando casas, obras e projetos das Filhas de Maria Auxiliadora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP).

A presença ilustre da representante da Família Salesiana que veio de Roma (Itália) alegrou os alunos na segunda-feira (18), quando um encontro foi realizado com alunos e professores. Com uma notável bagagem de 21 anos de missão no Timor Leste, ela ocupa a posição de Conselheira Visitadora do governo geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

A visita contou com acolhida da Irmã Paola no Teatro Teresa D’Ávila junto com os alunos e professores. Contou com cerimônia conduzida pelo coordenador pedagógico, Lúcio Tunice, interpretação do “Sonho de Dom Bosco”, pelo professor Luiz Fernando, e com apresentação de projetos com protagonismo dos alunos. O momento ainda contou com uma encenação dos alunos do curso de Ciências Biológicas, que demonstrou o sonho do biólogo enquanto conhecedor dos problemas ecológicos pelos quais passa o Brasil e o mundo. Posteriormente foram apresentados os professores pela vice-reitora, Irmã Zenilde Fontes. Irmã Paola deixou aos alunos uma mensagem que alegrou o coração de todos os alunos: «Vejo Dom Bosco entre nós! Que alegria sentir a presença viva salesiana em um campus universitário, cheio de vida e sonhos», afirmou.

Já no segundo dia da visita, terça-feira (19) pela manhã, Irmã Paola foi recebida logo na entrada da Instituição, com festas e louvores a Dom Bosco pelos colaboradores, alunos e professores do curso de enfermagem do Unifatea. Junto com a Irmã Zenilde Fontes, vice-reitora, e as Irmãs Olga, Rosalba e Elza, diretora da Casa Maria Auxiliadora, seguiu para a Capela do Centro Universitário. No local, Irmã Paola entronizou a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Colaboradores entraram com projetos do UNIFATEA e colocaram aos pés da imagem para uma bênção especial: Parque Tecnológico, “Dia S”, Clínica Escola, Palavra da Semana, Formação de Colaboradores, Qualifica Unifatea, TV Band Vale e Integra. Na sequência, o estagiário João Victor narrou sua história de vida: da deficiência visual, da perda precoce da mãe, ao sonho de terminar o Ensino Superior, bem como sua experiência na Rádio Inova FM, o que muito emocionou os presentes.

A história do “Dia S” também foi narrada pela secretária geral Angela. Ao final da cerimônia, Irmã Paola falou da alegria que sentiu no Unifatea, no encontro com alunos e colaboradores. Em sua fala, disse ter sentido a verdadeira salesianidade no dia-a-dia do Centro Universitário. «Nos mostra que este é o modo salesiano de ser. Um salesiano não perde a esperança: sempre pensa, cria e inova. Dom Bosco conta com vocês para continuar esse legado, para semear a vida e esperança para os jovens», finalizou.

Após a cerimônia, Irmã Paola recebeu um presente e confraternizou com um café junto com colaboradores, professores e alunos.

Encontro com a equipe de gestão

Já no dia 20, o encontro foi com a equipe de gestão Unifatea. Participaram da reunião conduzida pela Vice-reitora, Irmã Zenilde Fontes, o coordenador pedagógico, professor Mestre Lúcio Tunice, o pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor dr. Nelson Matias, o auxiliar da pró-reitoria de pesquisa, professor dr. Bruno Guedes, o pró-reitor administrativo financeiro, Jacques Ribas, o pró-reitor acadêmico professor Mestre Miguel Júnior, a coordenadora da Central de Comunicação, professora dra. Flávia Gabriela e a Procuradora Institucional, professora dra. Mariana Aranha.

Na oportunidade, a equipe apresentou as linhas estratégicas da instituição para 2024 – Parque Tecnológico, Clínica-escola, Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação e Tecnologia, permeados pela Identidade Carismática, em todas as áreas de gestão do Unifatea. Ao final exclamou: «saio daqui muito contente com o que vi: o vigor salesiano está no sorriso, no amor e no empenho de cada gestor desta casa».

Após a reunião, Irmã Paola foi até a Clínica-escola, onde visitou os espaços e conheceu as alunas e o trabalho do projeto. A professora responsável técnica, Bruna Concolatto conduziu a visita e explicou como funciona a estrutura.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Robotização das Redes Sociais

Azuis, vermelhos, robôs e bolhas: Ponderações sobre dois polos de um mesmo limbo Quem nunca se flagrou perdido em devaneios fantasiosos a respeito do futuro,

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.