Menu Principal

BLOG

Dia Mundial do Rim: Hospital Auxiliadora realiza ação de saúde na Feira Municipal de Três Lagoas

O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia, realizou no último sábado, 09 de março, o “Dia Mundial do Rim” na feira Central em Três Lagoas-MS. A ação realizada pela equipe multidisciplinar do Centro de Hemodiálise do HNSA levou orientações e também realizou exames como: aferição de pressão arterial e teste de glicemia para a população.

Vânia Leal foi garantir suas compras na feira e aproveitou para aferir sua pressão e ver a glicemia. “Sempre me cuido e achei muito importante essa ação, pois às vezes as pessoas não conseguem acesso a um atendimento e receber a orientação. A prevenção é uma maneira de alertar as pessoas”, disse.

De acordo com o médico nefrologista do Centro de Hemodiálise do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Dr. Renato Pontelli, desenvolver este tipo de ação aproxima o Hospital da sociedade. “É uma oportunidade para mostrarmos para a população sobre os cuidados com os rins, é uma doença bastante grave, temos cerca de 150 mil pessoas fazendo diálise no Brasil. O Hospital Auxiliadora está há 11 anos fazendo essa promoção da saúde com a checagem da pressão arterial e glicemia que são as duas causas de maior incidência da doença renal crônica, que é: hipertensão e diabetes”.

 Fábio dos Santos, supervisor de manutenção, visitou a feira e aproveitou para receber as orientações. “Tive a oportunidade de falar com os profissionais, recebi orientações e me falaram sobre os cuidados diários para termos mais qualidade de vida”, disse.

A Doença Renal Crônica (DRC) acontece 1 em cada 10 brasileiros, e em geral, não provoca sintomas nos estágios iniciais. Por isso, é fundamental conhecer as causas e os exames que podem detectar a doença. A ação reuniu a equipe multiprofissional do Centro Avançado de Hemodiálise Ir. Norma Romancini, sendo: médico, enfermeiras, psicóloga, assistente social e alunos de enfermagem da UFMS.

Para este ano, o tema foi: “Saúde dos Rins e Exame de Creatinina para Todos”, e contou com informações, aferição de pressão e teste de glicemia. De acordo com a enfermeira gestora do Centro Avançado de Hemodiálise Fabiana Leite, o objetivo é informar a população sobre as doenças renais e orientar as práticas saudáveis. “A principal função do rim é limpar as impurezas e as toxinas do corpo. A prevenção, exames precoces e informação são as melhores soluções para manter saudável esse órgão extremamente importante”, explicou.

Centro Avançado de Hemodiálise

Reinaugurado em 2019, o ano do centenário, o Centro Avançado de Hemodiálise Ir. Norma Romancini conta hoje com 20 pontos para tratamento de diálise e temos mais de 100 pacientes de toda região e em média realiza 1.200 sessões por mês.  Com a ampliação do setor de Nefrologia para a 3ª fase, ainda sem previsão, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora poderá atender com qualidade até 120 pacientes em hemodiálise, proporcionando conforto e atendendo a demanda reprimida. O Hospital está tentando viabilizar a construção da 3ª fase, ainda sem previsão pois necessita de incentivo financeiro, podendo atender 30 pontos de diálise.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.