Menu Principal

BLOG

A Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora

O grande educador de Turim, Dom Bosco, desde o início colocou seu trabalho sob a proteção de Maria. A Virgem indicou a ele seu campo de ação entre os jovens e constantemente o guiou e sustentou. A primeira imagem de Maria que Dom Bosco colocou na capela Pinardi (a primeira capela do Oratório de Valdocco, em Turim) foi de Nossa Senhora da Consolata. Nas festas, os rapazes levavam esta estátua em procissão.

Em 1862, Dom Bosco confidenciou a seu jovem Pe. João Cagliero: “Maria quer que a veneremos sob o título de ‘Maria Auxiliadora dos Cristãos’. Os tempos correm tristes e temos necessidade de que a Virgem Santa nos ajude a defender a fé cristã. Construiremos uma igreja grandiosa e digna da Virgem”.

Sem recursos, mas convencido de que “é Maria que quer a Igreja e ela dará um jeito para pagá-la”, Dom Bosco lançou-se na construção. No dia 9 de junho de 1868, a nova igreja foi consagrada e hoje é a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora.

Quem visita a basílica, em Turim, tem a oportunidade de ver o grande quadro ideado por Dom Bosco. A imagem da Auxiliadora é diferente daquela feita na Europa até aquele momento e que, de certa maneira, continha uma ideia “negativa” de defesa ante ameaças que ocorriam à Igreja e ao papado. Para Dom Bosco, Maria não é a guerreira armada, preparada para abater os inimigos, tampouco a fria rainha, vestida ricamente. Dom Bosco desenvolve uma ideia “positiva”. Os braços de Maria e de seu filho Jesus estão abertos e estendidos, o seu rosto sereno a transforma numa rainha amiga, maternalmente presente e afetuosa.

Dom Bosco assim descreveu o quadro, pintado por Tomaz Lorenzoni: “A Virgem Maria aparece circundada por um mar de luz e de majestade. Os anjos rodeiam e fazem obséquios, como que à sua rainha. Com a direita tem o cetro que é símbolo do seu poder, com a esquerda sustenta o Menino que tem os braços abertos, oferecendo assim as graças e a sua misericórdia a quem recorre a sua augusta Mãe. Ao lado e abaixo estão os santos Apóstolos e os Evangelistas, que olham a Santa Virgem. No fundo da pintura está a cidade de Turim, com o Santuário de Valdocco em primeiro plano e ao fundo o de Superga”.

Fonte: Portal Rede Salesiana Brasil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.