Menu Principal

BLOG

Comunidade se reúne e prepara o Natal com a celebração do Akathistos

Na noite de 13 de dezembro, aconteceu na capela da sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), em São Paulo, a celebração do Akathistos, em preparação ao Natal de 2023.

Participaram da celebração as Irmãs da comunidade da Casa Inspetorial, do Noviciado Nossa Senhora das Graças e outras Irmãs de passagem pela capital paulista.

A celebração do Akathistos foi preparada pelas Irmãs Junioristas que, na ocasião, estavam vivenciando a primeira etapa do Segundo Noviciado, e pelas Irmãs coordenadoras e acompanhantes desta etapa formativa. Foi um momento de profunda oração, de convivência, espiritualidade e preparação para bem acolher o mistério do Natal que se aproxima.

O Akathistos, provavelmente escrito entre o final do séc. V e início do séc. VI, é um grande hino da Igreja grega antiga que descreve de forma poética o mistério da Encarnação do Filho de Deus. Mesclando elementos de ordem cristológica e eclesial, o Akathistos exalta a Mãe de Deus e Mãe da humanidade que, por desígnio de Deus, foi a escolhida para trazer ao mundo o Salvador.

A palavra Akathistos significa “Cantado de pé”, simbolizando a atitude de estar em pé diante do mistério de Deus. Geralmente ele é cantado no período do advento e é uma forma bonita de contemplar a Virgem Maria que, no seio da Santíssima Trindade, torna-se a Morada de Deus, o Templo do Espírito Santo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.