Menu Principal

BLOG

Instituto São José recebe visita de Roma: a Conselheira Geral, Irmã Paola Battagliola

Entre os dias 27 e 30 de abril, o Instituto São José, de São José dos Campos (SP), acolheu a Conselheira Geral Irmã Paola Battagliola, que está no Brasil cumprindo a missão de visitar as Comunidades Educativo-Pastorais das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP).

Irmã Paola veio de Roma, Itália, representando a Madre Geral, Madre Chiara Cazzuola. Na sua vida religiosa, dedicou 21 anos de missão no Timor Leste e, hoje, é uma das Conselheiras Visitadoras do Conselho Geral do Instituto das FMA.

Sua chegada, no sábado 27, foi bastante aguardada por toda a comunidade, e foi recebida pelas Irmãs e por representantes da Articulação da Juventude Salesiana (AJS). Conheceu os ambientes da escola e atendeu as Irmãs. No domingo 28, pode participar junto com o povo da Celebração Eucarística na Paróquia Sagrada Família.

A segunda-feira foi cheia de alegria e fraternidade, com o “Bom-Dia” para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental Anos Iniciais e para as turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental Anos Finais. O Bispo, o Salesiano Dom César Teixeira participou de um encontro e almoço especiais para conhecê-la e, após o almoço, aconteceu o “Boa-Tarde” para as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do período da tarde.

Durante os momentos de partilha com os estudantes, Irmã Paola ressaltou que os jovens devem ser como estrelas, que brilham como o verde da esperança, da esperança de um futuro melhor. Ela também disse que a visita é algo recíproco, não somente ela vai à Casa, mas a Casa visita o coração dela, pois “os outros são a presença de Deus em nossas vidas”, como dito às turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Ao fim do dia, houve o encontro com a comunidade educativo-pastoral do Instituto São José e do Instituto Laura Vicuña, em uma celebração especial, retomando o tema da Campanha da Fraternidade e o Sistema Preventivo: Fraternidade e Amizade Social. A proposta de oração levou o grupo a refletir sobre o modo como vê o mundo, como Deus o ilumina para ser melhor, e o que se faz para gerar esperança, para ser ponto de luz. Ainda durante o encontro, Irmã Paola incentivou a equipe a continuar sonhando e buscando concretizar os sonhos, assim como fizeram Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Na terça-feira, dia 30, a visita continuou com o “Bom-Dia” para o Ensino Médio, que presenteou Irmã Paola com uma linda música brasileira cantada pela banda do Instituto São José e vários presentes típicos do Brasil. Por fim, chegou a vez dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Ela iniciou perguntando aos estudantes quais são os seus sonhos, e uma estudante respondeu que sonha em mudar o mundo, com um passo de cada vez, a começar pelas próprias atitudes. Com esta resposta, a Irmã reforçou a importância dos sonhos e disse que “somos livres a dizer sim ou não aos nossos sonhos, pois os bons sonhos são um chamado de Deus para nossas vidas”.

Após esse momento, ela seguiu em visita para o Instituto Laura Vicuña e, no período da tarde, encerrando sua visita, encontrou-se com as ex-alunas. Teve ainda um jantar festivo com as Irmãs Salesianas, e seguiu para São Paulo.

Cada momento compartilhado com Irmã Paola foi enriquecedor, rico de aprendizados, sorrisos e muita música. É certo que a visita e as experiências vividas com ela marcaram a história dos estudantes e colaboradores do Instituto São José, que caminha rumo ao centenário, e ficarão eternizadas na vida de toda a comunidade educativa.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Retiro Bíblico Itapevi

Entre os dias 13 a 15 de setembro, será realizado o retiro bíblico em Itapevi-SP. “Alegrai-vos comigo, encontrei o que tinha perdido” . Participe!

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.