Menu Principal

BLOG

55º Dia Mundial das Comunicações

No dia 16 de maio de 2021, solenidade da Ascensão do Senhor, celebra-se o 55º “Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS). O tema da mensagem do Papa Francisco é

«“Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são»

O Papa Francisco sublinha a importância de fazer a experiência, de “ver com os próprios olhos”, como os primeiros discípulos, convidados por aquele “vinde e  vede” (Jo 1,39) de Jesus a viver a relação com Ele. Não se comunica apenas com palavras, mas com o olhar, com o tom da voz, com os gestos, porque “na comunicação nada pode substituir completamente o ver pessoalmente. Algumas coisas se aprendem só fazendo a experiência”.

O encontro permite aproximar-se para escutar o interlocutor, envolvendo-o numa experiência, no diálogo, para tornar a Palavra ainda mais eficaz do que como foi para a Igreja das origens: «difundiu-se no mundo graças a encontros de pessoa a pessoa, de coração a coração. Homens e mulheres que aceitaram o mesmo convite: “Vinde e vede”, e foram atingidos por um “a mais” de humanidade que transparecia no olhar, na palavra e nos gestos das pessoas que testemunhavam Jesus Cristo (…). É uma cadeia de encontros comunicando o fascínio da aventura cristã. O desafio que nos espera é o de “comunicar encontrando as pessoas onde e como são”.  

Numa vídeo-mensagem, antes da viagem apostólica ao Iraque – de 5 a 8 de março de 2021 – o Papa Francisco diz: “desejo tanto encontrar-vos”, “Venho como peregrino de paz”.  O Papa manifesta o desejo de conhecer de perto uma realidade tocada pelo sofrimento e de estar próximo do povo.  Paolo Ruffini, Prefeito do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, escreve: «Encontro nos olhares alegres daquele povo, vestido para a festa do encontro o mais belo e comovente testemunho do significado deste vinde e vede’”.

A Mensagem do Papa acentua como raiz da comunicação a relação e que, para comunicar bem, é preciso ir ver, verificar.  A comunicação conta com comunicadores apaixonados e corajosos, capazes de ir aonde ninguém vai para ver, contar, dizer a verdade. A Web é um instrumento formidável para multiplicar a capacidade de contar e compartilhar e que exige discernimento, ética e responsabilidade.

A Mensagem dirige-se a todos os fiéis, para incentivar o apostolado nas comunicações sociais.  É a finalidade do Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado pela primeira vez pelo Papa Paulo VI em 7 de maio de 1967, instituído em 1963 com o decreto do Concílio Vaticano II Inter Mirifica“Para tornar mais eficaz o multiforme apostolado da Igreja com o uso dos instrumentos de comunicação social, todo ano, em todas as dioceses do mundo, a juízo dos bispos, celebre-se um “dia”em que os fiéis são instruídos sobre seus deveres neste setor, convidados a orações especiais para este fim e a contribuir com suas ofertas” (IM 18).

São diversas as iniciativas para o Dia das Comunicações Sociais, para dialogar e aprofundar os temas da cultura da comunicação.

De 1 a 16 de maio de 2021, nas Dioceses de Molfetta e Rieti, na Itália, realizaram-se o Festival e a Semana da Comunicação, eventos promovidos pela Sociedade São Paulo e pelas Filhas de São Paulo, que, por meio de várias iniciativas, testemunhos e mesas redondas com biblistas, teólogos, jornalistas e especialistas em comunicação, ofereceram reflexões e aprofundamentos sobre o tema da Mensagem.

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.