Menu Principal

BLOG

“Expo Maìn 140” é montada no Colégio do Carmo, primeira casa das FMA no Brasil

O Colégio do Carmo, de Guaratinguetá, São Paulo, da Inspetoria brasileira Nossa Senhora Aparecida, BAP, lançou a exposição comemorativa “Expo Maìn 140”, fazendo memória dos 140 anos da morte de Madre Mazzarello.

Fruto de uma grande admiração por Madre Mazzarello, ou simplesmente Maìn, a exposição dedicada a Santa Maria Domingas Mazzarello nasce do desejo de partilhar e conservar a vida e missão da Co-fundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, bem como recordar os 140 anos da morte da Santa, e preparar os corações para os 150 anos de fundação do Instituto, construindo de forma visual um verdadeiro passeio pela história da Madre e pelos ambientes pelos quais viveu.

Na semana da festa, foi inaugurada a exposição para visitação dos alunos e educadores presentes, culminando na festa do dia 13 com o lançamento do site durante a live especial do “Luau Maìn”, evento promovido pela Inspetoria e apresentado diretamente do Colégio para celebrar a festa de nossa Co-fundadora.

A exposição ganhou ainda uma versão online, disponibilizada no site https://sites.google.com/view/expomain140, onde é possível aprofundar a história de Maria Domingas, assistir a diversos conteúdos, acessar livros e materiais sobre ela, ouvir podcasts, além de visitar em detalhes todos os cinco ambientes da exposição, que foi fotografada, descrita e disponibilizada pela organização.

Os ambientes incluem desde a janela e as vinhas da Valponasca, o poço, a sala de costura e a cozinha da casa de Mornese, como também o quarto com a escrivaninha na qual ela escreve suas cartas e onde vive os últimos anos de sua breve vida, em Nizza Monferrato. A exposição faz ainda um aceno à expansão do Instituto, iniciada ainda em 1877, e traz a presença das Irmãs no mundo todo, passando também pela nossa Inspetoria e pela casa que acolheu o evento que, vale lembrar, é a primeira presença FMA em terras brasileiras.

São responsáveis pela curadoria da exposição as Irmãs, Teresa Cristina Domiciano, diretora do Colégio, Ir. Luana Oliveira, da comunidade Nossa Senhora do Carmo, e a assessora de pastoral, Isadora Lina, também responsável pela montagem do site. A equipe contou ainda com a participação de colaboradores da casa para a montagem dos ambientes, bem como a organização das peças utilizadas.

Fonte: Comunicação Colégio do Carmo

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

E Deus continua chamando

A primeira grande vocação é à vida e esta vocação é universal. Recebemos o dom da vida para vivê-la em abundância. Todos nós somos chamados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.