Menu Principal

BLOG

Um renovado sim para todas as FMA do mundo

No 150º aniversário do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (1872-2022), a Madre, Irmã Chiara Cazzuola, e o Conselho Geral, na  conclusão dos Exercícios Espirituais, vividos de 15 a 22 de junho de 2022, no Colégio de Mornese (AL), na Inspetoria piemontesa Maria Auxiliadora (IPI), renovaram o compromisso de fidelidade ao chamado do Senhor durante a Celebração Eucarística presidida pelo padre Gianni Rigo, salesiano de Dom Bosco, na paróquia S. Silvestre de Mornese, que, naquele momento, compreendia todas as FMA do mundo.

A Madre colocou sobre o altar a fórmula da Profissão escrita a várias mãos, expressão de unidade na diversidade, desejo de tornar presentes todas as Irmãs no lugar de origem do Instituto, que hoje vive a missão com uma diversidade de nuances em todo o mundo.  Depois de renovar as promessas batismais em torno do batistério que tornou Maín filha de Deus, Madre Chiara e as conselheiras proclamaram em coro a fórmula da Profissão diante do altar e, posteriormente, cada uma delas assinou o manuscrito.

A experiência dos Exercícios Espirituais foi um mergulho nas profundezas do espírito de Mornese, graças à reflexão competente e entusiasta da Irmã Piera Cavaglià, Secretária Geral Emérita, que com o tema “Com Maria Mazzarello tocarei para ti a harpa de  cordas (Salmo 143,9)” fez vibrar as cordas dos corações, lembrando com realismo o clima que animou as primeiras Comunidades das FMA.

Os Exercícios Espirituais fizeram parte de uma moldura de fraternidade, graças a diversos encontros com as Comunidades das FMA, também durante as viagens de ida e volta: o acolhimento acolhedor e muito familiar da Comunidade Maria Auxiliadora de La Spezia e da Comunidade Maria Auxiliadora de Pisa, da Inspetoria Nossa Senhora do Cenáculo (ILS).

Os noviços do noviciado salesiano do Colle Dom Bosco (AT), em retiro por alguns dias em Mornese na Casa dos Mazzarellos, foram ao Colégio na noite de 17 de junho para rezar junto ao Conselho Geral o Santo Rosário que terminou com a Boa-Noite da Madre no quarto de Madre Mazzarello.

Na manhã de 18 de junho, na presença do Prefeito de Mornese, de Madre Chiara Cazzuola e de diversas pessoas, foi descoberta a placa que dava a uma área do jardim do colégio o título de Padre Domingos Pestarino, lembrado por seu trabalho incansável, não só para o nascente Instituto das FMA, mas para todo a aldeia, como “pastor” e como conselheiro municipal.

À noite, a Madre e as Conselheiras participaram de um momento artístico em que palavras e música foram bem harmonizadas, favorecendo um clima de reflexão e oração: “Mornese acende-se de luz…”, o concerto do Coral São Bernardo da Paróquia dos Santos Martinho e Gaudêncio di Novara, dirigido por Maria Dina Bertotti. Foi uma grata homenagem ao Instituto, por ocasião do 150º aniversário de Fundação, “dedicada a Madre Mazzarello e, nela, a todas as Filhas de Maria Auxiliadora que, cada dia, com coragem e paixão, escolhem refazer seus passos, viver seu carisma, ser companheiras de viagem na vida de muitos”.

A noite conclusiva dos Exercícios foi vivida na alegria com a comunidade de S. Maria D. Mazzarello de Mornese, com simplicidade e sentimento de gratidão.  Na ocasião, a Diretora, Ir. Maria Vanda Penna, expressou a alegria por ter recebido do Papa Francisco um pergaminho com a bênção sobre a Comunidade, no 150º ano de Fundação do Instituto das FMA.

Depois de saudar a Comunidade de Mornese, a Madre e as Conselheiras foram a Nizza Monferrato para compartilhar com a Comunidade S. Maria D. Mazzarello a oração das Vésperas, o jantar e, naturalmente, um momento de fraternidade.  Cada uma delas assinou na parte inferior da mensagem que Madre Chiara deixou no registro de visitantes, para expressar o vínculo profundo com os lugares que Madre Mazzarello assim definiu: “A casa de Nossa Senhora é linda, a igreja é esplêndida e as pessoas da aldeia são muito bondosas” (Cronistória Vol. 2, p. 350).

Significativa, ainda que breve, a parada no Colle Dom Bosco na manhã de 23 de junho para a Celebração Eucarística celebrada pelo Pe. Gianni Rolandi, SDB, Diretor da Comunidade, na igrejinha de Maria Auxiliadora.  À tarde, outro belo momento de fraternidade e partilha foi vivido em Valdocco, Turim, no encontro com o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Dom Ángel Fernández Artime, e o seu Conselho.

No dia 24 de junho, a Madre e as Conselheiras, depois de ter confiado novamente a Maria Auxiliadora todo o Instituto das FMA, deixaram a Basílica e iniciaram a viagem de volta, gratas ao Senhor pela abundância de graças recebidas e pelas belas experiências de fraternidade vividas no espírito salesiano e mornesino.

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Feliz Páscoa da Ressurreição!

A Páscoa de Jesus seja para nós e nossas comunidades, sinal de esperança, de alegria, paz e comunhão. Diante do momento histórico no qual está

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.