Menu Principal

BLOG

Tempo da Criação 2023

De 1º de setembro a 4 de outubro de 2023, celebra-se o Tempo da Criação, um tempo ecumênico anual de oração e ação pela casa comum.

“Deixem fluir a justiça e a paz” é o tema do Tempo ecuménico da Criação, inspirado nas palavras do profeta Amós: “Deixem a justiça e a justiça fluirem como águas, como uma torrente eterna” (5,24).

O Tempo da Criação começa no dia 1º de setembro, Dia de Oração pela Criação, e termina no dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia amado por todas as denominações cristãs. Durante todo o mês, todos os cristãos do mundo se reúnem para cuidar da casa comum. O Tempo da Criação é, de facto, um momento privilegiado para renovar a relação com o Criador e com toda a criação através da celebração, da conversão e da ação comum.

No convite para participar no Tempo da Criação de 2023 é explicado o símbolo do poderoso rio usado no logotipo, retirado das palavras do profeta Amós que clama: “Assim como as águas deixam a justiça e a justiça fluir como uma torrente eterna” (Amós 5:24 ). “Somos chamados a juntar-nos ao rio da justiça e da paz, a comprometer-nos com a justiça climática e ecológica e a falar com e para as comunidades mais afetadas pela injustiça climática e pela perda de biodiversidade” .

Por outro lado, o profeta Isaías proclama: “Eis que estou fazendo uma coisa nova: agora mesmo está brotando, você não percebe? Também farei um caminho no deserto, farei rios no deserto” (Isaías 43:19). “Somos convidados a juntar-nos ao rio da justiça e da paz em nome de toda a criação e a reunir as nossas identidades individuais, seja pelo nome, pela família ou pela comunidade religiosa, neste movimento maior pela justiça, tal como os afluentes se juntam para formar um poderoso rio. Como Povo de Deus, devemos trabalhar juntos em nome de toda a criação, como parte desse poderoso rio de paz e justiça ”.

A este respeito, o Papa Francisco, na sua Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, faz estas perguntas: “ Como podemos contribuir para o poderoso rio da justiça e da paz neste Tempo da Criação? O que podemos fazer, especialmente como Igrejas cristãs, para restaurar a nossa casa comum, para que volte a fervilhar de vida?”.

E prossegue: “Devemos decidir transformar os nossos corações, os nossos estilos de vida e as políticas públicas que regem as nossas sociedades ” .

Para as Filhas de Maria Auxiliadora, o Tempo da Criação é uma oportunidade para continuar acompanhando as comunidades educativas no caminho rumo à ecologia integral, como indica a Deliberação do Capítulo Geral 24: “A Assembleia Capitular deixou-se desafiar pelo grito dos jovens, dos pobres e da terra e decidiu envolver todo o Instituto num processo concreto e contínuo de conversão à ecologia integral, assumindo os sete objetivos da Laudato Sì online, no espírito do Sistema Preventivo” .

Juntamente com as Comunidades Educativas, as FMA estão convencidas de que os jovens têm um papel importante na resposta às perguntas do Papa sobre “como contribuir para o grande rio da justiça e da paz”.  

Nesta perspectiva, o Setor da Pastoral Juvenil lançou a proposta de um encontro online dirigido aos jovens, para celebrar o Tempo da Criação, com o objetivo de aprofundar a compreensão da atual situação ecológica à luz da Palavra de Deus, de A espiritualidade salesiana, dos ensinamentos do Papa Francisco e da própria cultura.

Um primeiro momento será realizado a nível provincial nas comunidades locais, dando espaço aos jovens para reflectirem sobre a questão: “Como contribuir para o poderoso/grande rio de justiça e paz no contexto local?”. A partir da análise da situação e das oportunidades, pontos fortes e desafios presentes, os jovens são convidados a escolher ações concretas para contribuir para a paz e a justiça no seu próprio contexto.

No encontro local também será escolhido o jovem que representará a Província no encontro online, em que cada representante partilhará uma situação, entre as muitas identificadas nas comunidades locais.

No segundo encontro online, para grupos linguísticos, os jovens escolhidos darão sugestões sobre como cuidar da casa comum, para que ela retorne à sua vida e beleza originais. O ponto de partida para partilha e reflexão continua a ser a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2023.

No site  https://seasonofcreation.org/ também é possível baixar o Guia para a Celebração do Tempo da Criação, saber mais sobre os temas, consultar recursos e conhecer todos os eventos programados.

“Neste Tempo da Criação, como seguidores de Cristo no nosso caminho sinodal comum, vivemos, trabalhamos e rezamos para que a nossa casa comum volte a transbordar de vida” (Papa Francisco).

Fonte: cgfma.org

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.