Menu Principal

BLOG

Encontro Nacional da RSB lança Manifesto às Juventudes

Representando as dez Inspetorias Salesianas do Brasil, participantes do Encontro Nacional da RSB reforçam o compromisso com as juventudes à luz dos ensinamentos dos fundadores, Dom Bosco e Madre Mazzarello.  

Após três dias intensos de reflexão e debates sobre o tema “Onde estão as juventudes? – Vinde e vede. No sacramento da presença, o segredo salesiano de educar e evangelizar”, o Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB) terminou nesta quarta-feira, 30, com a aprovação dos mais de 400 educadores participantes ao Manifesto às Juventudes, lançado na conclusão do evento

Buscar a verdadeira felicidade

O terceiro dia do encontro teve início com a celebração eucarística, presidida pelo padre Miguel Ángel Garcia, conselheiro para a Pastoral Juvenil SDB, e concelebrada pelos Salesianos presentes no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida, SP.

Padre Miguel Ángel retomou em sua homilia o contexto das Bodas de Caná e do primeiro milagre de Jesus para frisar a importância da alegria, de cultivar o espírito do amor e da verdadeira felicidade, que é alcançada no seguimento a Cristo. Padre Miguel afirmou que, na oração pessoal, muitas vezes pediu perdão por ser um fiel sem amor, e incentivou os presentes a também pedirem em suas orações que sejamos fiéis com amor.

Após a missa, foram realizadas as reuniões por inspetorias, para que pudessem ser levantadas as sugestões e encaminhamentos para a Rede Salesiana. Essas ressonâncias foram depois apresentadas em plenário.

Manifesto às Juventudes

O Encontro da Rede Salesiana Brasil sobre Juventudes foi finalizado com a leitura e aprovação do Manifesto às Juventudes, um documento elaborado conjuntamente pelos participantes, que enviaram suas reflexões, iluminações e propostas ao longo do evento.

Dirigido diretamente às juventudes, o Manifesto inicia reforçando a missão da Família Salesiana de ir até as periferias existenciais: “Sabemos que as periferias não são apenas geográficas, mas também emocionais, sociais e espirituais. Estamos comprometidos em estar ao seu lado, fortalecendo o sacramento da presença, oferecendo nosso diferencial salesiano de amor e acolhimento, compartilhando suas alegrias e desafios, para que juntos possamos construir uma sociedade mais justa e fraterna”.

Diante das reflexões realizadas neste primeiro Encontro Nacional da RSB e das colaborações para o documento, elaborado a várias mãos, são apresentados 12 compromissos, assumidos como Rede Salesiana Brasil. No Manifesto às Juventudes, a RSB se compromete, entre outros pontos, a uma escuta atenta das juventudes, a incentivar o protagonismo juvenil, a construir pontes e a fortalecer a atuação em defesa de vida e da superação das violências impostas aos jovens. A RSB firma ainda os compromissos de seguir aberta “a todos os tipos de juventudes, compreendendo os contextos de mudança” e de apoiar as presenças salesianas “em seu processo de serem instituições que acolhem o grito de humanização que nasce das juventudes”.

O Manifesto às Juventudes termina afirmando aos jovens: “Estamos aqui por vocês e com vocês. Queremos ajudá-los a descobrir o melhor de si mesmos, a crescer em todas as dimensões de suas vidas e a construir um mundo onde todos possam viver com dignidade e amor. ‘Por vós estudo, por vós trabalho, estando disposto a dar minha vida por vocês até o último suspiro’”.

Fonte: Ana Cosenza, com apoio da Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Casa Betânia realiza visita na UNESP

Jovens da Casa Betânia passaram à tarde visitando as instalações da Universidade Estadual Paulista, UNESP, nesta segunda-feira, 21. O motivo da visita faz parte do

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.