11 abr, 2019

Sócio da ABPEducom estreia programa de rádio em Lorena (SP).


Sócio da ABPEducom estreia programa de rádio em Lorena (SP)

Sócio da ABPEducom estreia programa de rádio em Lorena (SP)

O jornalista Luiz Fernando Miguel, associado da ABPEducom, é o apresentador do “Frequência Salesiana”, lançado como parte da nova programação da Rádio Inova FM, da cidade de Lorena, na região paulista do Vale do Paraíba. O programa é um espaço de música e formação, a partir de temas relacionados aos jovens e à Família Salesiana, e vai ao ar de segunda à sexta feira, das 18h às 19h, sempre ao vivo, na frequência 107,3.

A atração é um exemplo das pontes que existem entre as Salesianas e a Educomunicação. A Rádio Inova FM é ligada ao Centro Universitário Teresa D’Ávila (Unifatea), da Rede Salesiana. Miguel, que é educomunicador e professor de Filosofia, trabalha no Colégio do Carmo, em Guaratinguetá, também no Vale do Paraíba, mantido pelas irmãs salesianas.

A Unifatea mantém um curso de especialização denominado “Docência do Ensino Superior: Educomunicação“, que tem, entre seus objetivos, formar gestores para que planejem, implementem e avaliem as práticas educomunicativas em instituições escolares; e propiciar uma reflexão prática e teórica voltada para o processo de criação e realização de produtos midiáticos a serem utilizados em sala de aula. Pela mesma instituição, foi publicado o livro “Educação e Mídia: Propostas para trabalhar Educomunicação“, coordenado por Jeferson Moura e Neide Oliveira.

As práticas educomunicativas salesianas foram objeto de estudo de Antonia Alves Pereira, membro do Conselho Consultivo Deliberativo da ABPEducom, durante o mestrado em Ciências da Comunicação. A pesquisa identificou que a reflexão sobre a Educomunicação transformou-se numa prática corrente na rede, ao menos em nível institucional. Os resultados estão disponíveis no livro “Educomunicação: um diálogo criativo com a pedagogia de Dom Bosco“, publicado pela Editora Fi.

 

Fonte: ABPEducom


Deixe uma resposta