Menu Principal

BLOG

Lideranças da BAP participam do Fórum Nacional de Educação Católica e da Assembleia Geral da ANEC

Nos dias 21 e 22 de março, a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) promoveu dois importantes eventos: o Fórum Nacional de Educação Católica e a Assembleia Geral da entidade, que aconteceu em Brasília no Hotel Royal Tulip.

Participaram, representando as escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) do estado de São Paulo, Meily Cassemiro, Gestora Pedagógica da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEISSP) e Fabiana de Almeida, Diretora Pedagógica do Instituto Madre Mazzarello.

O tema «Em saída, ao encontro – Educação Católica em movimento no tempo das transições» foi um convite à reflexão profunda sobre o papel da Educação Católica diante das transições religiosas, políticas, socioambientais, antropológicas e tecnológicas que caracterizam o tempo presente. Inspirado nas palavras do Papa Francisco, «que nos desafia a não nos acomodarmos, mas a nos colocarmos em movimento, o tema reflete o coração do Pacto Educativo Global, enfatizando o propósito de ensinar a fraternidade e educar para a paz», afirmou Meily.

A programação contemplou modalidades estratégicas, tais como: mesa-redonda, fóruns temáticos e conferências. Os palestrantes abordaram importantes reflexões e provocações a partir dos seguintes títulos: «Transição religiosa, socioambiental e tecnológica: o que temos a dizer? O que podemos fazer?»; «O autodesenvolvimento para uma gestão de excelência»; «A educação católica do amanhã: que atitudes tomar hoje?»; «A jornada além do legado».

A presença de líderes e gestores das instituições Mantenedoras, de Ensino Superior e de Educação Básica associadas possibilitou o diálogo, a reflexão e o fortalecimento da Educação Católica no Brasil. O evento foi muito bem avaliado pelas representantes da AEISSP/BAP, pois «consideramos que foi possível refletir com qualidade sobre assuntos atuais e pertinentes com foco na Educação Católica, além da oportunidade de ricas partilhas e da concretização da sinodalidade», concluiu Meily.

Posts Relacionados