Menu Principal

BLOG

Celebrando a Força Feminina: Mulheres na Missão Salesiana

Neste Dia Internacional da Mulher, celebra-se não apenas a conquista de direitos e a luta por igualdade, mas também a profunda contribuição das mulheres na Missão Salesiana, tanto no Brasil quanto em todo o mundo. Desde os tempos de Dom Bosco, com Mamãe Margarida e Madre Mazzarello, até os dias atuais, as mulheres têm desempenhado um papel vital na propagação dos valores salesianos e no cuidado atento e amoroso das juventudes.

O olhar materno das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) desempenha um papel essencial, enraizado na compaixão e na dedicação ao próximo; continua a guiar a ação feminina dentro da Igreja e a moldar a missão proposta por Dom Bosco. Hoje, mais do que nunca, é primordial reconhecer e celebrar o trabalho incansável das mulheres na Missão Salesiana, sejam elas religiosas ou leigas. Suas contribuições abrangem desde a educação e formação das juventudes até o cuidado pastoral e a promoção da justiça social.

Nesse contexto, confira algumas mensagens inspiradoras escritas pelas mulheres que dedicam suas vidas à Rede Salesiana Brasil, compartilhando suas visões, experiências e esperanças para o futuro das juventudes. Essas vozes são um testemunho vivo do poder transformador da presença feminina na missão salesiana que é uma fonte materna de inspiração:

IRMÃ TERESINHA AMBROSIM

Inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello – sede em Belo Horizonte (MG)

“Minha mensagem se dirige a todas nós, mulheres que fazemos parte da RSB: Mulher Consagrada a Deus que pela sua presença fecunda, como Maria, gera vida por onde passa e deseja que o Cristo seja o sentido maior de toda pessoa. Mulher Salesiana, que faz de sua vida uma entrega total para que as juventudes tenham vida, sejam felizes! Mulher Educadora, que no cotidiano de sua vida se gasta para ver a vida brotando em seus educandos. Mulher Mãe, que gera o filho em seu corpo e o entrega ao mundo para juntos modelarem uma mulher, um homem, conectados com a mãe terra, com o Criador e a todos os seres criados na Casa Comum. Mulher estudante, broto que vai descobrindo a luz do sol e da vida, e vai tecendo em seu coração os sonhos mais humanos e felizes. Mulher sonhadora, que luta para ver um mundo em que o sol nasce para todos e a água rega a todos sem distinção. Mulher sofredora, que vê e carrega a cruz dos dias na esperança da Ressurreição. E tantas outras mulheres nas brechas da vida! Parabéns a todas nós, mulheres da Aurora, que aguardamos o fim da noite, da escuridão e temos a coragem de sair porque acreditamos no novo, no Deus da Vida. Que Maria Auxiliadora e Madre Mazzarello, mulheres geradoras de vida, nos acompanhem em nosso caminho.”

IRMÃ CARMELITA CONCEIÇÃO 

Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia – sede em Manaus (AM)

“Celebrar o Dia Internacional da Mulher é fazer, antes de tudo, memória ao Feminino que faz dela geradora de vida nova e do mundo um espaço de afeto e ternura.  É celebrar suas conquistas que passam pelo amor, carinho, força, resiliência, reconhecimento do próprio valor, sabedoria e compaixão. É comemorar sua fortaleza pela luta por seus direitos, justiça, respeito, igualdade… em vista de uma sociedade mais humana e terna. Parabenizá-las por terem sempre mais consciência que sua presença e protagonismo fazem diferença em todos os ambientes. Um destaque para o reconhecimento e o empoderamento das mulheres indígenas que lutam para garantir a igualdade de gênero e para preservar não apenas suas culturas e tradições, mas também o meio ambiente e a biodiversidade que são essenciais para o futuro do planeta. Parabéns a todas as Mulheres!”

IRMÃ ADRIANA GOMES 

Inspetora da Inspetoria Maria Auxiliadora – sede em Recife (PE)

“Celebramos o Dia Internacional da Mulher reconhecendo a força e resiliência femininas. Juntas, superamos desafios em busca de um mundo mais justo. A mulher, símbolo de ternura, bondade e empatia, inspira-se em Maria para promover vida e transformar dor em alegria. Neste dia festivo, reafirmamos o compromisso com um futuro de respeito, solidariedade e amor, celebrando nossa capacidade de criar, nutrir e transformar. Agradecemos por nossas histórias e lutas, reforçando nossa missão de sermos protagonistas da mudança, irradiando amor e gerando vida. Feliz dia da Mulher!”

IRMÃ ALAÍDE DERETTI 

Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – sede em São Paulo (SP)

“Seja este dia uma celebração do poder feminino e da graça que cada mulher carrega em si. 

Mulher, sua presença é bênção e sua determinação é inspiração, pois você é feita de coragem, sabe desafiar limites, superar obstáculos e inspirar o mundo com sua resiliência. 

Parabéns a todas as mulheres que enfrentam a vida de cabeça erguida e não desistem de seus sonhos! Continuemos cultivando a luz que brilha dentro e fora, porque nós, mulheres, nascemos para dar certo! Feliz Dia Internacional da Mulher!”


IRMÃ SILVIA APARECIDA DA SILVA 

Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB) – sede em Brasília (DF)

“Neste dia 8 de março celebramos o dia da mulher. O nosso dia! Mas celebrar essa data é trazer presente a luta e os desafios que enfrentamos diariamente. Luta por direitos, por respeito, por reconhecimento enquanto pessoa e tantos outros motivos. Celebrar também as conquistas que tivemos ao longo dos tempos que nos faz ver a riqueza de uma história construída a partir deste lugar ressignificado do feminino.”


IRMÃ MAIKE LOES

Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB

“Mais que apenas ser humano… é divina!

Uma bússola, estrela-guia

Luz e luzeiro na escuridão

Harmonia nos embates da vida

Esperança na desolação

Resiliência na dor, poder de superação.

Parabéns mulher embrião, mulher no ventre da mãe mulher; mulher bebê, mulher criança, mulher adolescente, mulher jovem, mulher adulta, mulher idosa, mulher de ontem, de hoje e de sempre. Amém!”

IRMàLUCIA JACINTA FINASSI

Coordenadora Nacional das Escolas da RSB

“No dia 8 de março, celebramos um momento de reconhecimento a todas as mulheres, é uma ocasião para renovar a esperança, expressar nossa gratidão e elevar nossas preces por aquelas que defendem os direitos, que dedicam suas vidas em prol da dignidade humana. Com sua perspicácia e sensibilidade, promovem a paz e o amor, inspirando todos a seguir adiante com coragem e compaixão. Hoje, e todos os dias, é uma oportunidade de celebramos a incrível contribuição das mulheres por uma sociedade mais humanizada.”

CAROLINA NEVES DE OLIVEIRA 

Coordenadora Nacional de Ação Social da RSB

“Hoje celebramos com orgulho o Dia Internacional da Mulher, uma data que nos convida a reconhecer a grandeza e a dádiva de ser mulher. Em meio aos desafios diários, nossa força persiste inabalável. Somos fortes, criadoras, sonhadoras, colaboradoras, cuidadoras, realizadoras e educadoras. Em cada passo, moldamos o mundo com nossa capacidade única de transformação. Que neste dia e sempre, possamos erguer a bandeira da nossa força, construindo um mundo mais justo e íntegro. Juntas, somos imparáveis e hoje é mais uma oportunidade de celebrar a magnificência que é ser mulher.”


RAISA SIQUEIRA

Coordenadora de Comunicação e Marketing da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga – Sede em Recife (PE)

“Sejamos corajosas, desbravando novos horizontes com firmeza e doçura. Diante dos desafios da vida, peçamos discernimento a Deus e levantemos nossas vozes com confiança e assertividade. A doçura não é sinal de fragilidade, mas sim de uma força interior que transcende estereótipos. E lembrem-se de conquistar seus espaços, iluminando o caminho para outras mulheres, para que um dia tenhamos um mundo de mais oportunidades e equidade.”

LUCIANA LOPES DA SILVA

Administradora da Obra Social Pró Menor Dom Bosco – Manaus (AM), Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio – sede em Manaus (AM)

 “A mulher, historicamente, desde de muito cedo, precisou e precisa continuar lutando por seu espaço, por trabalho e por direitos. Certamente hoje vários desses obstáculos foram vencidos e temos nossas reivindicações e necessidades ouvidas, atendidas, disseminadas e que inspiram muitas outras mulheres a buscarem seu lugar na sociedade. Mas não podemos parar esse movimento positivo em busca de igualdade, precisamos continuar mostrando nossa força e combater a cultura do ‘silenciamento’, sem deixar de lado a amabilidade e a ternura que só uma mulher possui. Que este dia 08 de março seja um momento de repensar atitudes para a construção de uma sociedade sem desigualdades e preconceito de gênero.”

SIMONE ARAUJO MOREIRA

Diretora Executiva do Colégio Salesiano Santa Rosa – Niterói (RJ), Inspetoria Salesiana São João Bosco – sede em Belo Horizonte (MG)

“Minhas reverências às mulheres de todos os tempos e de todos os dias, que marcaram em nós as suas formas tão únicas de ser. Vocês inspiram, tencionam, emocionam e fazem a vida acontecer, ensinando as mais belas lições. Aplausos para todas que se deixaram ser vistas nas suas fraquezas, angústias, tentativas, nos seus medos e enfrentamentos, nas quedas e superações. Nos cansaços e nos bailados. Vocês merecem todo o nosso respeito, pois dão sentido especial ao divino espetáculo da vida!”

LUCIA VOLTAN RIBEIRO

Coordenadora Administrativa do Centro Juvenil São João Bosco de Poxoréu (MT), Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório – sede em Campo Grande (MS)

“Mulher, uma simples palavra de seis letras mas muito profunda: 

M nos lembra Maria Nossa Senhora, Mulher perfeita; 

U de única, cada mulher é insubstituível; 

L de linda no corpo e na alma;

H de humana. Ela se emociona e é sensível;

E de experta. Capta rapidamente o que acontece ao seu redor; 

R de resiliente. Supera seus problemas com mais tranquilidade, passando por eles com leveza e sabedoria.

Neste dia que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, peço a todas as Mulheres para lembrarmos a força da palavra que nos define e muita alegria, saúde e serenidade.”

JÉSSICA  DE JESUS SILVA

Coordenadora Inspetorial da Ação Social na Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora – sede em São Paulo (SP)

“Às vezes, na sociedade em que vivemos, é comum confundirmos pontos importantes sobre o que é ser mulher. Fui criada por uma mãe leoa, forte, capaz de tudo por mim, mas que também enfrentava seus medos e sofrimentos, inclusive a depressão, enquanto ansiava por conseguir lidar com tudo. Mesmo assim, ela era minha super-heroína. Força não está relacionada a não chorar ou não sentir dor, mas sim a ser autêntico, é isso que nos traz liberdade! Aceitar nossos sentimentos e compreender que está tudo bem, se sentir triste, cansada e até mesmo querer ficar sozinha. Os estigmas e rótulos nos sufocam, assim como os padrões de beleza, de mãe, de filha, de esposa. A cada dia, buscamos nos encaixar em uma caixa que não nos pertence! Então, eu te convido a ser você mesma, a se acolher e se amar exatamente como é. Seja seu próprio lar!”

PATRÍCIA MACHADO VIEIRA

Pesquisadora no Observatório Salesiano de Juventudes da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (RS), Inspetoria Salesiana São Pio X – sede em Porto Alegre (RS)

“Celebrar o Dia da Mulher é fazer memória de muitas conquistas, do valor que temos na sociedade, das lutas vencidas, mas também, das dores cotidianas, da violência que ainda nos cerca e das injustiças vividas nos dias atuais. É um convite à reflexão, à busca por igualdade e por um mundo no qual possamos florescer em paz e segurança, onde quer que Deus nos plante. Em casa, na rua, no trabalho, na ciência, com a família, na Igreja, sozinha ou com as amigas. Ser feliz e estar segura num mundo que seja para todas!”

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.