Menu Principal

BLOG

Padre Alexandre Luis de Oliveira é o novo Inspetor Salesiano de São Paulo

Durante a solenidade, perante todos os presentes, o padre salesiano assumiu oficialmente o serviço de inspetor, inspirado por seu lema sacerdotal: “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13, 1).

A missa foi presidida pelo padre Ricardo Castro, presidente da CISBRASIL e vice-presidente da Rede Salesiana Brasil, escolhido como representante do Reitor-mor, padre Ángel cardeal Fernández Artime, para dar posse ao novo inspetor.

Também estiveram presentes dom Antônio Carlos Altieri, bispo emérito de Passo Fundo; dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém; dom Tarcísio Scaramussa, bispo de Santos e dom Mario Michiaki Yamanouchi, bispo de Saitama, no Japão.

Sacerdotes salesianos de todas as regiões, especialmente da Inspetoria de São Paulo, também compareceram para prestigiar esse momento importante e simbólico.

Na homilia, o celebrante destacou a importância do pastor exalar o cheiro de suas ovelhas, assim como o inspetor deve se conectar com seu povo.

Padre Ricardo dirigiu palavras encorajadoras ao novo inspetor, desejando-lhe a força de Sansão, a paciência de Jó e a sabedoria de Salomão para assumir a missão em São Paulo, tendo sempre os jovens no coração, como Dom Bosco. “Deus está contigo. De agora em diante, faça exercer o seu serviço em união com nosso Reitor-mor, com caridade e sentido pastoral, visando a formação de uma comunidade fraterna e inspetorial“, ressaltou o celebrante.

Como parte da solenidade, o secretário inspetorial, padre Narciso Ferreira, leu o decreto de nomeação do novo inspetor, reforçando a união com o Reitor-mor perante a animação da vida religiosa e a ação apostólica da comunidade inspetorial. 

Na sequência, os padres Alexandre Luis e Maurício Tadeu fizeram a profissão de fé, proclamaram o juramento e assinaram as atas. Num marco de amizade e apoio, os Salesianos presentes cumprimentaram o novo inspetor e o vice inspetor, diante dos aplausos da comunidade presente.

Para marcar a transição, padre Piccinini, por meio de um gesto simbólico, entregou ao novo inspetor uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora reforçando que é ela quem acompanha todos os inspetores que já passaram por essa missão.

Eis- me aqui!

Quando recebi a ligação do Reitor-mor e o convite para ser inspetor, dizia a ele de minha incapacidade, da minha inadequação a este serviço, de minhas fragilidades, mas que diante de Deus e da minha consciência não poderia dizer outra palavra a Dom Bosco, à Igreja, aos jovens, senão, apesar dos meus limites, sim. Sim a tudo, sim a Deus, sim nas horas fáceis e difíceis, enfim, eis-me aqui, queridos irmãos salesianos, querida Família Salesiana, eis-me aqui, assegurou com emoção o novo inspetor Salesiano padre Alexandre Luis de Oliveira.

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora – Salesianos São Paulo

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Relíquia de Dom Bosco é encontrada

 “Estamos profundamente felizes. Agradecemos a Deus pela  conclusão rápida e bem-sucedida da história, juntamente com todos aqueles que ajudaram e apoiaram-nos nestes dias: a polícia

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.