Menu Principal

BLOG

Cultivemos a arte de escutar e de acompanhar, tema da Estreia 2018

A água de vida, aquela que só Jesus pode dar, e a atenção salesiana à educação dos jovens – esses são os elementos centrais do tema da Estreia 2018: “Senhor, dá-me dessa água” (Jo 4,15) – Cultivemos a arte de escutar e de acompanhar. O Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, durante a Sessão Plenária do Conselho Geral, apresentou o tema e as linhas centrais da mensagem da Estreia – que será difundida, como de tradição, próximo ao Ano Novo.

 

Para a escolha do tema da Estreia, o Reitor-mor decidiu antes conversar com os superiores dos diversos ramos da Família Salesiana, durante a sua última reunião com a Consultoria da Família Salesiana – em Turim, por ocasião da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Foi como fruto desse diálogo que se escolheu o tema do acompanhamento.

 

“A frase que sintetiza a Estreia corresponde ao vibrante pedido que a mulher Samaritana dirige a Jesus junto ao poço de Jacó. No encontro com Ele, a mulher se sente escutada, respeitada, valorizada; o seu coração leva-a, então, a pedir algo de mais precioso: ‘Senhor, dá-me dessa água’ (a água de vida plena que Tu me estás a oferecer)”, escreveu o Reitor-mor.

 

Seguindo o fio condutor deste passo evangélico, na perspectiva do próximo Sínodo dos Bispos (Os jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional), o padre Ángel Fernández Artime considera necessário aprofundar “a importância que tem, para toda a nossa Família Salesiana e para a sua missão no mundo, cultivar a preciosa arte da escuta e do acompanhamento, com as condições que se devem garantir, as exigências e o serviço que comporta, em si, tanto escutar como acompanhar, na caminhada do crescimento pessoal – cristão e vocacional”.

 

Cinco tópicos para a reflexão

  • UM ENCONTRO QUE NÃO NOS DEIXA INDIFERENTES – aquele entre Jesus e a samaritana, e que deve constituir um modelo de relação com os jovens;
  • UM ENCONTRO QUE IMPULSIONA A PESSOA – como Jesus, é preciso buscar em primeiro lugar o bem do outro e, como especialistas em humanidade, ajudar no necessário discernimento;
  • UM ENCONTRO QUE TRANSFORMA A VIDA – a exemplo de Jesus que escuta e acompanha, é preciso manter uma pedagogia de processos.

 

As duas últimas partes – EM VISTA DE QUAL AÇÃO PASTORAL? e EM COMPANHIA DA SAMARITANA… – até agora foram apenas mencionadas, mas depois serão desenvolvidas. No site www.sdb.org é possível baixar o resumo do tema para a Estreia.

Fonte: Boletim Salesiano

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.