Menu Principal

BLOG

Cardeal Fernández Artime toma posse da Diaconia de Santa Maria Auxiliadora

No próximo dia 17 de dezembro, o cardeal Ángel Fernández Artime, SDB, Reitor-mor dos Salesianos, tomará posse da Diaconia de Santa Maria Auxiliadora, na Via Tuscolana, Roma. A igreja foi confiada a ele pelo Papa Francisco, no consistório de 30 de setembro deste ano


A notícia foi anunciada pelo Escritório para as Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e o rito ocorrerá às 10h30, na Igreja Romana da Praça Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos.

A solene eucaristia também contará com a presença de vários membros do Conselho Geral da Congregação Salesiana e de coirmãos salesianos da comunidade. Também se espera a participação de vários representantes e membros da Família Salesiana.

A Diaconia de Santa Maria Auxiliadora é um título cardinalício, ou seja, uma das igrejas da Diocese de Roma e de suas sedes suburbicárias, cujo nome e propriedades estão ligados a um cardeal no momento de sua criação.

O título cardinalício, diferentemente do cargo eclesiástico específico a que um cardeal pode ser chamado, é vitalício e simboliza a participação do cardeal no clero romano e a unidade do colégio de cardeais como um instrumento de apoio à atividade pastoral do Bispo de Roma: o Papa.

Assista

A posse da Diaconia de Maria Auxiliadora pelo Reito-mor poderá ser acompanhada, ao vivo, pelo canal ANSChannel no YouTube, a partir das 10h30, clicando no link.

A Basílica

A Basílica Paroquial de Santa Maria Auxiliadora nasceu sob o impulso do Papa Pio XI, que, depois de aprovar o projeto das escolas profissionais que os Salesianos queriam implementar na Via Tuscolana, em Roma, desde o início pediu que construíssem uma igreja ao lado, propondo-se a consagrá-la à “Nossa Senhora de Dom Bosco”.

Para atender ao desejo do Papa, foi decidido que, em 4 de junho de 1929, imediatamente após a beatificação de Dom Bosco, a pedra fundamental da nova igreja seria colocada ao lado do Instituto Pio XI.

A igreja foi construída de acordo com o projeto dos arquitetos Nicola Mosso e Giulio Valotti SDB, entre 1931 e 1936, e dedicada, na manhã de 17 de maio de 1936, pelo cardeal Francesco Marchetti Selvaggiani, vigário geral da Diocese de Roma.

O templo é uma igreja de cruz latina que mede 72 metros no braço maior e 42 no braço menor. O estilo é o das grandes igrejas renascentistas romanas e, como tal, foi decorada com afrescos do padre Giuseppe Melle, SDB, entre 1956 e 1964.

Na grande abóbada da nave central, Melle expressa o poder da Mãe de Deus. No centro, está Nossa Senhora e a primeira Igreja de Maria Auxiliadora, de Turim. Ao redor, a grande história das vitórias da cristandade com a ajuda de Maria.

Desde 1967, a igreja é sede de título cardinalício e, desde 1969, tem a dignidade de basílica menor.

Fonte: Agência Info Salesiana

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Festa Juvenil mais que Salesiana

O FEST salesiano reuniu neste sábado, 08 de outubro, no Colégio Salesiano Santa Teresinha em Santana, centenas de vidas para celebrar a paz e a

Nova configuração do VIDES no Brasil

VIDES é uma Associação de voluntariado Internacional promovida pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, com Estatuto Consultivo das Nações Unidas (ONU). Inspira-se no Projeto

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.