Menu Principal

BLOG

Obra Social promove palestra sobre direitos das crianças e adolescentes

No dia 24 de agosto, o Instituto de Ação Social João Paulo II, de Guarapuava (PR), recebeu a visita da escritora e palestrante Anna Luiza Calixto, de 22 anos, que atua na área do direito da criança e do adolescente desde 2008 e viaja pelo Brasil falando sobre Política Públicas.

Anna Luiza veio acompanhada de sua mãe Paula, que se formou em Serviço Social para poder auxiliar e desenvolver junto à filha um trabalho de informação à comunidade. A linguagem e a didática usadas pela palestrante prenderam a atenção de todos, facilitando a compreensão do tema.

Anna Luiza, com seu trabalho e testemunho de vida, se posiciona a favor dos direitos das crianças e adolescentes para que estes sejam ouvidos. A partir de suas experiências pessoais contou que o tema das Políticas Públicas sempre despertou muita curiosidade e, por isso, ela procurou se inteirar e aprender mais sobre o assunto. O seu caderno de pesquisa foi o rascunho do seu primeiro livro: “Pronto ou não, lá vou eu”, que escreveu quando tinha apenas dez anos.

A palestrante interagiu com os adolescentes que frequentam o Instituto João Paulo II, que puderam relatar suas vivências sobre as dificuldades sociais. Com a dinâmica “Nó humano”, Anna Luiza mostrou que é apenas com a união de todos que é possível resolver os problemas e superar as dificuldades. Além disso, com uma roda de conversa foi abordado de forma esclarecedora o tema dos diretos, deveres, oportunidades e garantia de direitos dos adolescentes. A palestrante deu também explicações sobre o que é o COMDICA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente) e a importância do controle social. Para finalizar teve a dinâmica da “máquina humana”, que deu ênfase ao trabalho em equipe e mostrou o quanto é importante que todos estejam em uma mesma sintonia, para que o objetivo seja perfeitamente alcançado.

Diante do exposto, falou-se sobre a criação de um Fórum com os adolescentes para levantamento das demandas municipais e ampliação da garantia dos direitos deste público, que tem muito a contribuir com o fortalecimento da Política de atendimento e proteção. Foi criada uma lista com o nome dos adolescentes interessados em representar sua Instituição de referência no Fórum.

A história de vida da palestrante Anna Luiza é uma inspiração para meninos e meninas, e um incentivo para a luta insistente pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Encontro Nacional de Formação

Nos dias 24 a 28 de fevereiro 2018, o Colégio de Santa Inês, acolheu as Inspetoras, Coordenadoras Inspetoriais de Formação, as Formadoras, Diretoras de Aspirantado e

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.