Menu Principal

BLOG

Mesmo com adiamentos, Instituto Maria Auxiliadora realiza grande homenagem às mães

Maio é o mês das mães! Ninguém esperava pelo que estava para acontecer. Homenagens planejadas, ensaios realizados, ambientes decorados. Tudo pronto no Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul (SC), para homenagear as mães dos alunos do Berçário, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1. No entanto, três dias de chuvas intensas trouxeram alagamentos para a cidade e região. As aulas e todos os demais eventos foram suspensos!

Enchentes são frequentes na região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Dessa vez, as águas subiram o suficiente para atingir bairros mais próximos ao rio Itajaí-Açu, impedindo o acesso a algumas ruas da cidade e, inclusive, bloqueando rodovias. Muitas famílias, mesmo não sendo atingidas diretamente em suas casas, ficaram ilhadas. Havia um clima de tensão na cidade.

Entre as homenagens preparadas, apenas uma foi realizada no dia 4 de maio pela manhã. As mães do Ensino Fundamental 1, turno matutino, participaram e ficaram encantadas com as apresentações. Porém, como as condições meteorológicas se agravaram, as demais mães não puderam receber as devidas homenagens.

Com a estiagem e o sol novamente brilhando, no dia 9 de maio a rotina do IMA começou a voltar à normalidade. Uma semana depois do planejado, os eventos foram retomados. Mas havia uma dúvida: será que ainda teria sentido homenagear as mães depois do domingo 8 de maio?

Mas, como diz a letra de uma das músicas cantada pelos alunos: “Mãe, todo dia é seu dia”, então, a comunidade educativa se reorganizou e apostou no sucesso da festa!

Foi lindo ver a superação das crianças, que ensaiaram suas apresentações com maior dedicação e seriedade para relembrar tudo o que havia sido combinado anteriormente. E elas deram um show!

No dia 11 de maio, a escola finalmente recebeu as mães do Ensino Fundamental 1, turno vespertino. O início da homenagem foi comum para todos os segmentos. A diretora, Angelita, acolheu as famílias com profundo sentimento de gratidão porque, afinal, depois de dois anos de distanciamento social, a escola podia receber novamente as mães. Teve música ao vivo, teatro de sombras e um momento especial reservado para evidenciar os valores cristãos da escola. Foi o texto bíblico das Bodas de Caná, apresentado e comentado, que fez ver em Maria o exemplo maior de Mãe. O ponto alto do evento foi a música cantada pelos alunos em forma de coral. A emoção contagiou e tomou conta das mães!

No dia 12 de maio, o Instituto Maria Auxiliadora recebeu as mães das crianças da Educação Infantil. Elas também se sensibilizaram muito com a acolhida, o teatro de sombras, a música ao vivo e as reflexões sobre Maria nas Bodas de Caná. Cada criança se apresentou do seu jeitinho. Foi impossível conter as lágrimas! Irmã Maria, membro da comunidade religiosa do IMA de Rio do Sul conduziu o momento da bênção, que depois cada mãe direcionou a seu filho.

Naiara, mãe das alunas Estela e Clara, esteve presente nas homenagens e destacou: “O IMA soube nos emocionar! A presença de Maria e o amor empregado em cada detalhe transborda meu coração de amor e felicidade. Não consigo descrever o tamanho da minha emoção ao assistir minhas filhas com o coração cheio de amor. Eu sinto imensamente esse momento!”.

Já as mães do Berçário “Sentidos da Vida” participaram da homenagem na data comemorativa de Santa Maria Mazzarello: dia 13 de maio. Além da programação em comum com os demais segmentos, teve um vídeo produzido pela coordenação pedagógica destacando vivências dos bebês, varal de memórias afetivas e presente personalizado. No momento final, as professoras e auxiliares trouxeram os bebês para encontrar suas mães: os olhos brilhavam de contentamento.

As colaboradoras da escola que também são mães tiveram homenagens especiais. A Capela foi preparada de acordo com o momento, e reflexões relacionadas à Campanha da Fraternidade 2022 apresentaram a importância de falar com sabedoria e ensinar com amor. Durante a bênção, cada mãe teve a oportunidade de irradiar suas energias para as colegas.  No final, todas receberam uma vela perfumada simbolizando a presença de luz na vida dos filhos.

Mesmo com os adiamentos, o IMA pôde cumprir sua missão. As homenagens realizadas proporcionaram formação e emoção. O IMA acredita cada vez mais na eficácia da parceria entre família e escola, e agradece o envolvimento de todas as mães.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.