Menu Principal

BLOG

Mostra do Berçário Sentidos da Vida do Instituto Maria Auxiliadora (IMA)

A Mostra do Berçário Sentidos da Vida do Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do Sul (SC) foi realizada na segunda quinzena de novembro. O objetivo foi montar um espaço que valorizasse as propostas realizadas ao longo de 2021 para os pais apreciarem o trabalho de excelência pedagógica que é desenvolvido aqui com os bebês.

No local, foi possível observar muitos projetos inovadores e a multiplicidade de linguagens aplicadas pelas professoras com os pequenos alunos. A abordagem educativa de Reggio Emilia, que projeta diferentes contextos para o desenvolvimento da autonomia e criatividade de cada criança, ficou evidente nos vídeos, fotos, diálogos e registros das atividades expostas.  

Janaína Aparecida Merini, professora do período matutino, destaca a arte pode ser experimentada pelas crianças de diversas formas, seja por meio de desenhos, da dança, das histórias e do contato com as texturas e temperaturas. Conseguimos apresentar aos pais o quanto as vivências auxiliam os bebês no desenvolvimento da coordenação corporal, das expressões e das emoções.

Os bebês são muito curiosos e protagonistas do seu aprendizado, são seres únicos que querem descobrir o mundo. Aproveitando essas características, a professora do período vespertino, Lucineide Soethe, trouxe para a Mostra do Berçário diversos exemplos de atividades que evidenciam como foram oportunizados desafios para desenvolver habilidades motoras, fazendo com que os bebês aprimorassem a noção espacial, a agilidade e o equilíbrio.

De acordo com Sônia Correa Ferrari, professora do período vespertino, a equipe pedagógica mantém sempre um olhar atento e sensível, elaborando propostas que atendam aos interesses e necessidades dos bebês. As escolhas das atividades priorizaram o exercício da curiosidade, o desenvolvimento dos sentimentos e das sensações, na busca por uma exploração rica em texturas, temperaturas, cheiros, cores, formas, o que torna o bebê protagonista de sua ação.

Os pais percebem todo esse cuidado e planejamento da equipe do Berçário. Jodésia Conink, mãe do aluno João Cláudio, destaca a evolução significativa do filho por conta das atividades aplicadas na escola. “As propostas pedagógicas são fantásticas e o João não estaria no estágio de desenvolvimento que está se estivesse somente em casa”. Raquel Dotta Correa Moser, mãe do Augusto, afirma que ver o resultado da Mostra mexeu com ela e o marido. “Há propósito pedagógico em tudo o que vi aqui e o legado maior desses estímulos e da convivência social aparecerá no futuro, porque ficará registrado no desenvolvimento cognitivo do Augusto”.

Geane da Silva Kloth, coordenadora do Berçário, ressalta que é um privilégio acompanhar o processo de aprendizagem das crianças junto às professoras, as quais se empenham com entusiasmo, respeito e muito amor. “Aqui buscamos olhar e escutar as crianças, estimular as habilidades, as competências, trabalhando a sensibilidade com muita intenção, a fim de alcançar o desenvolvimento e crescimento integral dos nossos bebês.

Por: Cibele Biancolini da Cunha – setor de Comunicação

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.