Menu Principal

BLOG

Brasil: Salesianos e Salesianas unidos para uma Rede de Comunicação

Às vésperas da abertura do Ano Bicentenário de Dom Bosco, os Salesianos e as Salesianas (Filhas de Maria Auxiliadora) do Brasil oferecem um “presente” ao Fundador. Nos dias 13 e 14 de agosto, representantes dos dois institutos se reuniram para dar os primeiros passos na formação de uma Rede Salesiana de Comunicação Social (RESCOM) conjunta. A proposta é que, a partir de 2015 – ano do Bicentenário –, esta Rede possa unir forças e responder de maneira cada vez mais eficiente aos desafios atuais da Comunicação Social. Isso, partindo das experiências já existentes nas inspetorias e, principalmente, dos ensinamentos do grande comunicador que foi o próprio Dom Bosco.

A Rede Salesiana Brasil, que já possibilita a atuação conjunta dos SDB e das FMA no campo da educação fundamental, com a Rede Salesiana de Escolas, definiu pela formação de redes também nas áreas da Comunicação Social (RESCOM) e da Ação Social (RESAS). Nos dias 13 e 14, foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Comunicação Social, que deu os passos iniciais na elaboração de um projeto para a RESCOM.

Participaram da reunião os inspetores referentes de Comunicação Social, no Brasil, para os SDB, Pe. Gildásio Mendes, e as FMA, Ir. Ana Teresa Pinto; os membros da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Tiago Figueiró e Ir. Solange Sánchez; os delegados e as delegadas de Comunicação das seis inspetorias dos Salesianos e das nove inspetorias FMA no Brasil, além de representantes do Boletim Salesiano. Importante ressaltar que, nesse grupo, estavam padres e irmãos salesianos, irmãs FMA e leigos.

No dia 13 de agosto, os participantes iniciaram a reflexão com o aprofundamento do projeto aprovado pela RSB e dos livros que subsidiaram a reunião:  “O Sistema Salesiano de Comunicação Social” e “Culturas Juvenis na ótica da Educomunicação”, produzidos, respectivamente, pelos Salesianos de Dom Bosco e pelas Filhas de Maria Auxiliadora. Em seguida, foi feita uma troca de experiências, com a apresentação de como é realizado o serviço de Comunicação em cada inspetoria. Neste ponto, foi constatado que há enorme diversidade e qualidade das ações na área de Comunicação Social. Porém, um distanciamento também grande, com raros exemplos de trabalho conjunto entre Salesianos e Salesianas.

O segundo dia do encontro foi dedicado ao levantamento dos desafios e oportunidades da RESCOM na atualidade, e a construir um Plano Estratégico inicial, contemplando a identidade da RESCOM, sua missão, visão e objetivos. Os participantes apontaram que “a RESCOM é o projeto integrado de comunicação da Rede Salesiana Brasil” e que tem como missão “Animar e assessorar os processos relacionais e organizacionais na RSB, assegurando ecossistemas comunicacionais, sob a ótica educativo-pastoral”. Indicaram também, como objetivo geral da nova Rede, “fortalecer os processos de comunicação salesiana a serviço da evangelização e da educação da juventude a partir das perspectivas de orientação da RSB”.

As indicações feitas  pelo Grupo de Trabalho serão parâmetro para a elaboração de um projeto, a ser apresentado à Rede Salesiana Brasil em novembro, para concretização da RESCOM a partir de 2015.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

É a Páscoa do Senhor!

O Evangelho de João nos apresenta um espetáculo maravilhoso. Antes do nascer do sol, Maria de Magdala, uma pequena mulher, sofrida pela morte do seu

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.