Menu Principal

BLOG

Missionárias e celibatárias da Canção Nova visitam o Memorial Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil

No dia 23 de julho, missionárias e celibatárias da comunidade Canção Nova foram acolhidas pelas irmãs Dulce Hirata e Anália Luberti, que em uma “viagem carismática” e experiência sinodal, conheceram a vida e missão das Filhas de Maria Auxiliadora, mulheres consagradas e reconhecidas há 150 anos como Monumento da gratidão de Dom Bosco a Nossa Senhora.

A Comunidade Canção Nova foi fundada pelo Monsenhor Jonas Abib e desde 2009 pertence à Família Salesiana.

A visita ao Memorial foi uma forma contemporânea, dinâmica e comovente de aprofundar o Projeto de Espiritualidade Missionária (PEM) para a Família Salesiana do Brasil e além Brasil. No memorial estão expostos os relatos do nascimento do Instituto e a trajetória das primeiras Irmãs que saíram em expedição, para que o carisma fosse fecundado em outros países. Em 1982, na companhia de Dom Lasagna, elas chegaram em terras brasileiras. A primeira casa foi fundada em Guaratinguetá, conhecida carinhosamente como a “Mornese do Brasil” em homenagem à cidade onde nasceu Madre Mazzarello, cofundadora das Salesianas de Dom Bosco.

Durante a visita foi possível reconhecer a fidelidade, autenticidade e a via iluminativa como caminho de santidade sugerida pelo Papa Pio IX às Irmãs: “Sede como conchas das fontes que recebem a água e a derramam para utilidade de todos: conchas de virtude e de ciência… Como verdadeiras mães, solícitas e amorosas, fareis muito bem.”

Em Guaratinguetá na “Casa do Puríssimo Coração de Maria” (antigo orfanato), local considerado um ponto turístico no Vale do Paraíba, onde o Monsenhor João Filippo construiu uma gruta em 1921 em honra a Nossa Senhora de Lourdes. A mesma contém algumas pedras trazidas da Gruta das Aparições de Lourdes – França. Desta forma toda sociedade cresceu em amor e devoção à Virgem Maria tão incentivada por Dom Bosco e Madre Mazzarello.  A fonte é conhecida pelos inúmeros milagres e graças alcançadas.

Madre Mazzarello é uma inspiração, no filme “Maìn, A casa da felicidade”, reconhecemos muitos traços do carisma salesiano em nós celibatárias da Canção Nova, entre eles: vida de oração, apostolado, trabalho e esponsalidade.

Por: Simone Nunes

Comunicação do Núcleo dos Celibatários Canção Nova

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.