Menu Principal

BLOG

Recanto da Cruz Grande passa a integrar o grupo de organizações parceiras do movimento católico global pelo clima

Em comemoração aos cinco (5) anos da Encíclica Laudato Si, foi proposto pelo próprio Papa Francisco a “Semana Laudato Si” de 16 à 24 de maio, cujo tema é “Tudo está interligado”.

É uma convocação do nosso Papa para celebrarmos, refletirmos, rezarmos e incentivarmos não só católicos do mundo inteiro, mas sim, toda a humanidade a se voltar e aplicar ações concretas para com o Cuidado da Casa Comum.

A Obra Social Recanto da Cruz Grande, das Filhas de Maria Auxiliadora, localizada em Itapevi/SP/Brasil, participou ativamente da convocação do Papa Francisco e desenvolveu o projeto Conferências “Alegria da Esperança (LS244) que consistiu em cinco (5) conferências com temáticas específicas e um participante a cada dia. As conferências tinham a Irmã Celene Couto Rodrigues como mediadora.

O objetivo do projeto, era permitir uma reflexão que iluminesse as ações de desenvolvimento e cuidado para com a Casa Comum dentro de nossas obras (obra social, escolas, faculdades) à luz da Encíclica Laudato Si sob a ótica do Sistema Preventivo Salesiano.

Segue a programação apresentada:

3ªF – 19/05 às 15hrs – Tema: Propostas para um mundo melhor

Convidado: Germano Voigtel Oliveira

Biólogo, especialista em Projetos Sociais e Políticas Públicas, Coordenador de Projeto na Casa do Puríssimo Coração de Maria, pertencente a Rede Salesiana de Ação Social

 

4ªF – 20/05 às 15hrs –  Tema: Alternativas para uma economia sustentável

Convidada: Julia De Paolis Amim

Formada em Relações Internacionais pela FACAMP

Assessora de planejamento na Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora/ SDB/SP

 

5ªF – 21/05  às 15hrs– Tema: Semeando esperança

Convidada: Vera Maria Loureiro Figueira

Professora de Ensino Religioso da rede privada de ensino do Rio de Janeiro

 

6ªF –  22/05 às 15hrs – Tema: Direitos Humanos e Laudato Si

Convidado: Agnaldo Soares Lima, Salesiano de D. Bosco, Assessor da RSB-Social

 

Sábado 23/05 10hrs (horário de Brasília) e 15hrs (horário de Roma) – Tema: ODS e Laudato Si

Convidadas: Sor. Runita Borja – Conselheira Geral para a Pastoral Juvenil – FMA

Sor. Sarah Garcia – responsável pelo escritório de Direitos Humanos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora em Genebra

Com as Conferências, a obra social Recanto da Cruz Grande passou a fazer parte das organizações parceiras e credenciadas pelo Movimento Católico Global pelo Clima. “um reconhecimento muito importante para continuarmos os nossos projetos socioambientais ao lado dos mais vulneráveis afim de que todos possam vir a ter vida e vida e em abundância”, afirma Irmã Celene Couto/FMA.

Com o apoio da Inspetoria Santa Catarina de Sena, da Rede Salesiana de Ação Social, Espaço Jovem em Rede e da Radio Dom Bosco e do Movimento Católico Global pelo Clima, as Conferências “Alegria da Esperança” foram transmitidas, ao vivo,  pela página do Facebook Salesianas Ação Social-SP e pela Rádio Dom Bosco (www.radiodom.com.br).

Além das Conferências, Ir. Celene Couto compôs e gravou uma canção intitulada “Louvado seja Deus” que foi utilizada como música tema das conferências. No último dia, foi apresentada uma surpresa logo na abertura, um vídeo, das aspirantes e postulantes da Casa de Formação Maria Auxiliadora/ Inspetoria BRE com uma linda dança circular da música tema. Vale a pena conferir no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=i28VkeUMNGY&feature=youtu.be

Por tudo dizemos:

Louvado seja Deus!

Por Ir. Celene Couto

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Rumo à Festa da Gratidão 2022

A Inspetoria Piemontesa Maria Auxiliadora (IPI), em cuja terra se realizará, nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2022 – em Turim, Mornese, Nice – a

É a Páscoa do Senhor!

O Evangelho de João nos apresenta um espetáculo maravilhoso. Antes do nascer do sol, Maria de Magdala, uma pequena mulher, sofrida pela morte do seu

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.