Menu Principal

BLOG

Recanto da Cruz Grande passa a integrar o grupo de organizações parceiras do movimento católico global pelo clima

Em comemoração aos cinco (5) anos da Encíclica Laudato Si, foi proposto pelo próprio Papa Francisco a “Semana Laudato Si” de 16 à 24 de maio, cujo tema é “Tudo está interligado”.

É uma convocação do nosso Papa para celebrarmos, refletirmos, rezarmos e incentivarmos não só católicos do mundo inteiro, mas sim, toda a humanidade a se voltar e aplicar ações concretas para com o Cuidado da Casa Comum.

A Obra Social Recanto da Cruz Grande, das Filhas de Maria Auxiliadora, localizada em Itapevi/SP/Brasil, participou ativamente da convocação do Papa Francisco e desenvolveu o projeto Conferências “Alegria da Esperança (LS244) que consistiu em cinco (5) conferências com temáticas específicas e um participante a cada dia. As conferências tinham a Irmã Celene Couto Rodrigues como mediadora.

O objetivo do projeto, era permitir uma reflexão que iluminesse as ações de desenvolvimento e cuidado para com a Casa Comum dentro de nossas obras (obra social, escolas, faculdades) à luz da Encíclica Laudato Si sob a ótica do Sistema Preventivo Salesiano.

Segue a programação apresentada:

3ªF – 19/05 às 15hrs – Tema: Propostas para um mundo melhor

Convidado: Germano Voigtel Oliveira

Biólogo, especialista em Projetos Sociais e Políticas Públicas, Coordenador de Projeto na Casa do Puríssimo Coração de Maria, pertencente a Rede Salesiana de Ação Social

 

4ªF – 20/05 às 15hrs –  Tema: Alternativas para uma economia sustentável

Convidada: Julia De Paolis Amim

Formada em Relações Internacionais pela FACAMP

Assessora de planejamento na Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora/ SDB/SP

 

5ªF – 21/05  às 15hrs– Tema: Semeando esperança

Convidada: Vera Maria Loureiro Figueira

Professora de Ensino Religioso da rede privada de ensino do Rio de Janeiro

 

6ªF –  22/05 às 15hrs – Tema: Direitos Humanos e Laudato Si

Convidado: Agnaldo Soares Lima, Salesiano de D. Bosco, Assessor da RSB-Social

 

Sábado 23/05 10hrs (horário de Brasília) e 15hrs (horário de Roma) – Tema: ODS e Laudato Si

Convidadas: Sor. Runita Borja – Conselheira Geral para a Pastoral Juvenil – FMA

Sor. Sarah Garcia – responsável pelo escritório de Direitos Humanos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora em Genebra

Com as Conferências, a obra social Recanto da Cruz Grande passou a fazer parte das organizações parceiras e credenciadas pelo Movimento Católico Global pelo Clima. “um reconhecimento muito importante para continuarmos os nossos projetos socioambientais ao lado dos mais vulneráveis afim de que todos possam vir a ter vida e vida e em abundância”, afirma Irmã Celene Couto/FMA.

Com o apoio da Inspetoria Santa Catarina de Sena, da Rede Salesiana de Ação Social, Espaço Jovem em Rede e da Radio Dom Bosco e do Movimento Católico Global pelo Clima, as Conferências “Alegria da Esperança” foram transmitidas, ao vivo,  pela página do Facebook Salesianas Ação Social-SP e pela Rádio Dom Bosco (www.radiodom.com.br).

Além das Conferências, Ir. Celene Couto compôs e gravou uma canção intitulada “Louvado seja Deus” que foi utilizada como música tema das conferências. No último dia, foi apresentada uma surpresa logo na abertura, um vídeo, das aspirantes e postulantes da Casa de Formação Maria Auxiliadora/ Inspetoria BRE com uma linda dança circular da música tema. Vale a pena conferir no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=i28VkeUMNGY&feature=youtu.be

Por tudo dizemos:

Louvado seja Deus!

Por Ir. Celene Couto

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.