Menu Principal

BLOG

Encontro das Coordenadoras da PJ-CIB

No dia 27 de julho de 2022, aconteceu o encontro online das Coordenadoras Inspetoriais de Pastoral Juvenil da Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) com a Conselheira Geral da Pastoral Juvenil, Ir. Runita Borja e Ir. Ivone Goulart Lopes, colaboradora do Setor.

O encontro começou com uma oração conduzida pela Irmã Ivone Goulart, sobre o tema: “Mornese, terra de oração”.

A Irmã Runita Borja apresentou então a Programação do Sexênio 2022-2027 do Instituto das FMA, na área específica do Setor da Pastoral Juvenil, e concluiu retomando algumas palavras retiradas da Circular n.º 1016:

“No sexênio, há pouco iniciado, desejamos continuar a viver o estilo do discernimento, a valorizar as Circulares da Madre como Magistério do Instituto, as Visitas canônicas e de animação dos vários Âmbitos, os caminhos das Conferências Interinspetoriais, das Inspetorias e das comunidades educativas. Estamos conscientes de que a vida floresce no local e queremos colocar ao serviço cada recurso para favorecer o seu crescimento. A Programação será marcada por avaliações, visando o empenho gradual nas Opções prioritárias e na Deliberação do CG XXIV, que orientarão as Avaliações trienais”.

Em seguida, foi apresentada cada Inspetoria do Brasil, a partir da descrição da realidade Inspetorial quanto à animação da PJ. Cada Coordenadora partilhou a organização, a animação dos Grupos do Movimento Juvenil Salesiano (AJS), dos Oratórios, das Obras Sociais (Pastoral Social), das Escolas, das Universidades, da situação da pastoral indígena, da catequese e dos/das catequistas, das paróquias onde trabalham as FMA. Também foi compartilhado o planejamento Pastoral de cada Inspetoria após a nova configuração das Inspetorias do Brasil.

As Coordenadoras falaram dos desafios, preocupações e oportunidades deste momento histórico do 150º aniversário da Fundação do Instituto e do pós-pandemia da Covid-19.  Confrontaram-se também sobre o trabalho em rede como FMA nas quatro Inspetorias brasileiras e em colaboração com os Salesianos de Dom Bosco através da Pastoral Juvenil da Rede Salesiana Brasil (RSB).

Ir. Nádia dos Santos Caetano, da Inspetoria N.S. da Amazônia (BRM), falou de sua participação no “III encontro para a revitalização da PJ no Brasil”, para o qual foram convidados um adulto responsável pela evangelização dos jovens e um ou dois jovens representantes dos grupos juvenis de cada Arquidiocese.  Estavam presentes ao encontro os responsáveis nacionais de cada realidade juvenil (movimentos, ministérios juvenis, novas comunidades), um/a responsável de cada Congregação religiosa que trabalha com os jovens, a Coordenação Nacional de cada realidade juvenil, os Bispos e sacerdotes responsáveis pelos jovens nas regiões da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB), o Coordenador da Pastoral regional, os Coordenadores Nacionais de algumas atividades pastorais correlatas.

Por fim, Irmã Ivone Goulart lembrou aos participantes que a perspectiva evangelizadora deve girar em torno de alguns indicadores – criatividade, audácia e discernimento – através dos quais, olhar o que se ganhou com esta crise, para que o “contágio da esperança” seja cultivado e fortalecido no encontro com os outros e, como dom e tarefa, ajude a construir a ‘nova normalidade’ tão desejada.  “É tempo para aprender, para ser ‘cuidados’ e ‘cuidar’, tornando as experiências de proximidade e de relação respostas concretas de impacto real, envolvendo as Comunidades Educativo-Pastorais através do voluntariado; doações ocasionais ou periódicas; projetos para crianças vulneráveis, apoio psicológico e possibilidade de continuar os percursos formativos; liturgia e catequese; relações cotidianas no estilo da gratuidade”, especificou Irmã Ivone.

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Papa Francisco em Turim

A atenção do Papa para com os turinenses não podia achar melhor demonstração que a oferecida ontem, domingo, 21 de junho, com a longa sequência

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.