Menu Principal

BLOG

Missa do Centenário do Colégio Auxiliadora reúne mais de 1.400 pessoas em Ribeirão Preto

O dia 26 de maio de 2018 certamente ficará guardado na memória das cerca de 1.400 pessoas que estiveram no Espaço de Eventos Quinta Linda, em Ribeirão Preto, para comemorar os 100 anos do Colégio Auxiliadora. Presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva, a Celebração Eucarística em ação de graças ao centenário reuniu estudantes, ex-alunos, colaboradores, ex-funcionários, docentes, irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, pais, amigos e familiares. Além da espiritualidade trazida pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, a missa festiva foi enriquecida com apresentações musicais e de dança, além de diversas homenagens.

O clima de festa se iniciava logo no hall de entrada, onde foram expostos trabalhos realizados por todos os atuais alunos. Esculturas, desenhos e fotos traziam mensagens sobre os 100 anos de história e homenageavam a padroeira da escola. Uma mesa personalizada – que exibia materiais antigos, como álbuns de fotos, livros, cadernetas e panfletos – fazia com que os visitantes viajassem no tempo e observassem a evolução da instituição de ensino.

Luciana Orsini, diretora Pedagógica do colégio, lembrou que a comemoração se estendeu a uma trajetória de conquistas e de dedicação à educação. “Entendemos que só celebra com alegria aquele que olha o caminho percorrido com carinho e paixão. E, com certeza, esses são os sentimentos que nos guiam desde sempre”, disse. “Hoje, estamos em família e, onde há salesianos, nos sentimos em casa. Assim como em outros anos, a celebração teve uma energia positiva e contagiou os participantes. Acredito que o momento resgatou muitas lembranças felizes”, completou.

 

Celebração festiva

  A missa teve início com as boas-vindas do professor de Teatro do colégio, José Maurício Cagno. Em seguida, os alunos da 3ª Série do Ensino Médio levaram a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora até o palco. Durante o trajeto, um grande tecido azul sobrevoava o público, simulando a proteção do manto da Virgem Maria. Vestidos de “anjinhos”, os pequenos da Educação Infantil arrancaram suspiros da plateia com uma apresentação da música “Mãezinha do Céu”.

Docentes e alguns ex-professores prepararam uma homenagem à Nossa Senhora e entoaram um coro com a música “Simplesmente mãe”. Os alunos do Ensino Fundamental I também fizeram uma apresentação musical que comoveu o público. Eles resgataram dois hinos – Glória ao Instituto e Dom Bosco – da época em que o colégio ainda levava o nome de Externato Nossa Senhora Auxiliadora. Um coral e uma banda formados por estudantes dos ensinos Fundamental II e Médio embalaram os cantos do ato litúrgico.

Em um breve discurso, a Irmã Helena Gesser, inspetora da Inspetoria Santa Catarina de Sena, parabenizou a escola pelas conquistas e por toda a trajetória construída. Acompanhada da irmã Célia Regina Querido, que conduziu as homenagens aos colaboradores que possuem mais de 25 anos de atuação no colégio, ela entregou uma lembrança a cada um deles. Para finalizar esse momento, todas as irmãs presentes na celebração cantaram o hino do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

A irmã Valentina Augusto, que assumiu a direção do colégio por 25 anos, foi aclamada por uma multidão.  Sempre muito querida, ela parou para conversar e fazer inúmeras fotos. “Foi um dia emocionante, sobretudo emoção focada em uma grande gratidão. Gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora por essa caminhada de 100 anos sob a proteção Dela, além de reconhecimento que se expressa aos educadores, às famílias, aos alunos, aos ex-alunos e a todos que prepararam essa festa tão linda. Foi um evento que marcou o início do percurso para o segundo centenário”, salientou.

 

Momentos marcantes

 A tradicional coroação de Nossa Senhora Auxiliadora foi um dos momentos mais significativos do evento. Ao som da música “Te coroamos, ó mãe”, estudantes da 3ª série do Ensino Médio subiram ao palco e colocaram sobre a imagem da padroeira sua coroa, seu cetro e a coroa do Menino Jesus. Foi também uma passagem de grande emoção para os alunos, inclusive por marcar o fim do ciclo educacional na instituição.

Clara Bianchi, aluna do colégio desde a Educação Infantil, realizou o sonho de coroar Nossa Senhora. Ela lembrou que, quando era mais nova, começou a fazer as contas e percebeu que participaria da coroação no ano do centenário. “Eu sabia que seria ainda mais emocionante. Tenho um laço muito forte com o Auxiliadora. Vou sempre levar comigo todos os momentos, as pessoas e as amizades que fiz”, disse.

Maíra Fonseca de Rizzo estudou no Auxiliadora de 1984 a 1996. Dos 11 aos 17 anos, cantou em todas as celebrações eucarísticas. Por isso, na missa especial dos 100 anos não poderia ser diferente. Ao lado da professora Taísa Almada Coelho, ela comandou o momento de oração dedicado especialmente aos ex-alunos. O padre Luiz Ferro abençoou todos àqueles que já passaram pelas salas de aulas do colégio.

“Jamais será possível descrever a emoção que sentimos nesse momento. Agradeço a Nossa Senhora Auxiliadora por todas as bênçãos recebidas, por todo o amor envolvido, por todas as amizades mantidas e pela alegria de ter feito parte de tudo isso. Agora é só seguir tranquila vendo meu filho passar por toda essa história também”, disse Maíra, mãe do pequeno Giovanni Fonseca de Rizzo, do 5º ano.

 

Fonte: Comunicação Auxiliadora

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.