Menu Principal

BLOG

Encontro do Setor de Comunicação da CRB Nacional aborda Gestão de Crises para Comunicadores de Congregações e Instituições Religiosas

Na manhã de hoje, dia 17 de junho, 2024, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Nacional realizou o segundo encontro promovido pela sua Assessoria de Comunicação, reunindo 159 perfis de participantes, entre religiosos, colaboradores e especialistas, para a formação das equipes de comunicação das entidades.

A Irmã Neusa Santos, Assessora de Comunicação da CRB, acolheu os participantes e, juntamente com membros da equipe técnica, dinamizou o encontro, cujo tema central foi “Gestão de Crises e Gerenciamento Comunicacional nas Instituições Religiosas”. O tema foi desenvolvido por Paulo Vicente Ruiz de Las Heras Moregola, coordenador de comunicação da Província dos Jesuítas do Brasil. Paulo ressaltou a necessidade de uma cultura do cuidado e proteção, fundamentada em princípios de transparência, empatia e consistência de mensagem. Essa cultura é vital para manter a missão e a reputação da instituição, destacando a importância de olhar tanto para as pessoas quanto para a própria organização.

A gestão de crises começa com uma escuta ampla e ativa da comunidade, permitindo a elaboração de uma matriz de riscos, definição de políticas e criação de protocolos. A abordagem preventiva e proativa é essencial para identificar e isolar as causas de eventos críticos, além de planejar a recuperação e mitigar danos reputacionais.

O plano de comunicação é um componente essencial no gerenciamento de crises. O plano deve incluir a criação de narrativas consistentes, comunicação clara com todas as partes interessadas e o uso eficaz de diversos canais de comunicação, tanto físicos quanto digitais. Transparência e honestidade são fundamentais para manter a confiança da comunidade.

Uma estrutura organizacional clara é necessária para a gestão de crises. É essencial a formação de comitês de cuidado e proteção, tanto em nível geral quanto local. Outro destaque foi a importância de um fluxo de informações bem definido e da preparação de porta-vozes para diferentes situações.

O encontro foi uma oportunidade para os participantes refletirem sobre as práticas atuais de comunicação e identificarem áreas de melhoria. Para mais informações sobre o encontro e acesso aos materiais apresentados, os interessados podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da CRB Nacional, que oferece formação sistemática sobre esta e outras temáticas correlatas à comunicação das instituições.

Por CRB Nacional

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Encontro das Coordenadoras da PJ-CIB

No dia 27 de julho de 2022, aconteceu o encontro online das Coordenadoras Inspetoriais de Pastoral Juvenil da Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) com a

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.