Menu Principal

BLOG

Mensagem de Madre de Lisboa – 5 de agosto 2023

No dia 5 de agosto de 2023, por ocasião do Aniversário de Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, a Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola, chega com um vídeo-mensagem de Lisboa, onde está participando da XXXVII Jornada Mundial da Juventude, todas as Filhas de Maria Auxiliadora.

 “Celebrar o dia 5 de agosto deste ano tem um sabor especial. Estamos em Lisboa com tantos jovens de todas as partes do mundo, acompanhados de seus Bispos e sacerdotes, das consagradas e consagrados.

Jovens bonitos e serenos que nos aeroportos, nas ruas, nas igrejas, nos lugares públicos são animados mas compostos, educados e gentis. Oferecem-nos uma visão particular de juventude e de Igreja. É uma igreja jovem, dinâmica, sorridente, cheia de esperança, em claro contraste com as estatísticas que destacam o declínio inevitável, falta de florescimento, a morte certa.

Estamos contemplando uma igreja jovem e vivada qual faz parte o Movimento Juvenil Salesiano. São muitos os/as jovens, acompanhados pelas FMA, pelos Salesianos, por outros membros da FS. Eles vêm de todo o mundo. Bem podemos dizer que o carisma salesiano na Igreja assume as mesmas proporções mundiais”.

Madre Chiara olha então para as origens:

Seria interessante, agora, assomar à janela da Valponasca e tentar ver à distância os rostos das/dos nossos jovens que, sem dúvida, Madre Mazzarello sonhou ou viu. Certamente o seu olhar, como o de Dom Bosco, estava sempre voltado para longe porque sempre em Deus. Quem sabe se teriam visto também a nós…”.

Recordando a data de 5 de agosto, um dia “de ação de graças e admiração pela bondade do Senhor que ainda se derrama abundantemente sobre nossa família religiosa”, sublinha:

A memória torna-se força da esperança, recorda-nos que Deus está presente também na nossa história pessoal, por isso a memória abre, também na obscuridade, o caminho para o futuro, é luz e estrela que nos guia. Neste dia desejamos reavivar a memória de tudo o que Deus operou no Instituto e nos abrimos à esperança, porque o seu amor é eterno e sempre novo”.

De Lisboa, onde a Madre já viveu o SYM DAY, o dia com os jovens do Movimento Juvenil Salesiano, e a acolhida do Papa Francisco no Parque Enrique VII, convida todas as FMA a continuar acompanhando os jovens:

“Maria, como Mãe é chamada a gerar em nós a imagem do Filho, e n’Ela e com Ela somos chamadas a exprimir hoje a sua maternidade que gera vida, que gera Jesus no coração dos jovens.

Rezemos umas pelas outras para que assim seja e em nossa oração continuemos a acompanhar os jovens que estão para concluir o encontro com o Papa Francisco e sobretudo com o Senhor, que em Fátima se encontrarão de modo particular com Maria. Seja Ela ainda a Guia e o Auxílio poderoso que sustenta nas escolhas fundamentais da vida e impulsiona ao dom incondicional de si”.

Texto completo

Fonte: cgfma.org

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.