Menu Principal

BLOG

Encontro formativo para Novas Coordenadoras de Pastoral Juvenil – CIB

Nos dias 4 e 8 de fevereiro de 2023, Ir. Runita Borja, Conselheira Geral da Pastoral Juvenil do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e Ir. Ivone Goulart Lopes, colaboradora do Setor, realizaram dois encontros formativos online dirigidos às neo-Coordenadoras Inspetoriais de PJ da Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB), Ir. Teresa Cristina Domiciano, da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), Ir. Ana Maria Cordeiro da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), Elisabet Vieira da Costa da Inspetoria Maria Auxiliadora (BRE).

Os encontros começaram com uma oração conduzida por Ir. Ivone Goulart sobre a paz e o tema da Jornada Mundial da Juventude 2023. Ir. Runita a seguir apresentou “A animação da Pastoral Juvenil em estilo sinodal”, e no final deixou um tempo para perguntas e reflexões. As Coordenadoras também compartilharam os desafios, preocupações e oportunidades do tempo pós-pandemia, no que diz respeito à promoção da ecologia integral.

Dos encontros emergiram alguns desafios que as Coordenadoras Inspetoriais de PJ são chamadas a enfrentar:

– de confiança: não ter medo de oferecer uma proposta corajosa, evangelicamente exigente e, ao mesmo tempo, profundamente humana;

– de lucidez: não perder o estilo salesiano de exercer o ministério e manter o olhar fixo no que é mais importante, nos diversos momentos históricos.

– de convicção: para seguir a Cristo vale a pena lutar e o dom total de si pela causa do Evangelho é algo que dá sentido a toda uma vida.

Uma proposta que surgiu é a do trabalho em rede, como FMA nas quatro Inspetorias brasileiras, e em colaboração com os Salesianos de Dom Bosco, através da Pastoral Juvenil da Rede Salesiana Brasil.

O próximo encontro das Coordenadoras de PJ brasileiras será realizado no dia 17 de fevereiro de 2023, com a finalidade de esboçar um planejamento comum como Conferência Interinspetorial.

Estes momentos formativos reacendem o senso de pertença ao Instituto, o desejo de relançar a Pastoral Juvenil nas Comunidades das FMA e aos leigos e a atenção às novas periferias, onde vivem milhares de jovens.

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Organize-se

Organizar a vida, viver com intensidade, o momento presente sem as amarras da desorganização. Planejar o futuro com método e disciplina, procurando atingir os objetivos

Origem da festa do Carnaval

Ele é uma herança de várias comemorações realizadas na Antiguidade por povos como os egípcios, hebreus, gregos e romanos. Esses festejos pagãos serviam para celebrar

Nova configuração do VIDES no Brasil

VIDES é uma Associação de voluntariado Internacional promovida pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, com Estatuto Consultivo das Nações Unidas (ONU). Inspira-se no Projeto

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.