Menu Principal

BLOG

Lideranças Pedagógicas e Educacionais partilham ações criativas, corajosas e sustentáveis

As lideranças Pedagógicas e Educacionais da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEIS-SP), que faz parte da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), se encontraram presencialmente no dia 15 de fevereiro, no Colégio de Santa Inês, na capital paulista. O objetivo principal do encontro foi escutar, dialogar e partilhar ações educativas qualificadas, exitosas e diferenciadas.

A programação do encontro foi organizada a partir do Projeto “Com-PAR-Trilhares” e a metodologia escolhida para este momento formativo foi o Design For Change (Criativos da Escola), que se baseia em “princípios do Design Thinking, processo centrado nas pessoas, que pensam juntas nos desafios da realidade e em possíveis formas de superá-los, sendo uma ferramenta que estimula a criação, realizada em situações de interação, experimentação e colaboração”, de acordo com o Currículo da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas). Refletindo sobre os “milagres para abraçar” e mobilizando boas práticas, as Coordenações Pedagógicas e as Orientações Educacionais da AEIS-SP tiveram a oportunidade de vivenciar as quatro etapas da metodologia DFC: Sentir, Imaginar, Fazer e Compartilhar.

Para a preparação do encontro, foram (a)colhidos os desafios, as demandas e as inspirações dos participantes e indicados alguns suportes de leitura e estudo, como o Podcast “Escuta”, texto de Bruna Ribeiro e narração de Meily Moany (disponível aqui), além de capítulos selecionados do Currículo da RSB-Escolas. Ao se encontrarem, os participantes vivenciaram a estratégia do “Aquário Salesiano”, também proposta neste importante documento norteador. A Equipe Eudaimonia, representada pelas Coordenações Pedagógicas, assim como a Equipe Eutrapelia, representada pelas Orientações Educacionais, mergulharam e exploraram sobre seus principais desafios, tornando os papéis de fala e escuta ativa mais efetivos, compartilhando por meio de protótipos possíveis soluções, aplicabilidade (impactos X dificuldades), cases de sucesso e boas referências.

Vale ressaltar que a Eudaimonia pode ser sintetizada como a busca da realização e do bem-estar por meio de uma vida equilibrada. Trabalhar por um bem comum seguindo os princípios éticos e praticando a empatia. Educar e evangelizar para a felicidade! Já a Eutrapelia pode ser traduzida como amabilidade para escutar e dialogar de modo agradável, virtude incentivada por São Francisco de Sales e Dom Bosco. Certamente também Madre Mazzarello era ‘eutrapélica’, pois seu ensinamento continua ecoando no tempo: “Você está alegre? Esteja sempre alegre!”.

Inspirado também na Metodologia Merakiana (fazer com alma, amor e criatividade; dar parte de si em algo), o encontro foi finalizado com uma “Carta-Compromisso”, contemplando os maiores objetivos das lideranças pedagógicas e educacionais da AEIS-SP para este ano letivo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Se Dom Bosco vivesse hoje…

Fui provocado a refletir sobre uma utopia em tempos de apagão das luzes. Pensar Dom Bosco atuando hoje nas realidades complexas das grandes cidades com

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.