Menu Principal

BLOG

Via-Sacra protagonizada por crianças e adolescentes do CCA Santa Lúcia reúne comunidade local em espírito de fé e de devoção

Na vivência do período quaresmal, o Centro para Crianças e Adolescentes – CCA Santa Lúcia, situado na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP) e pertencente à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), promoveu atividades que trouxeram à luz os temas centrais da “Fraternidade e Amizade Social”, tema da Campanha da Fraternidade 2024.

Uma das iniciativas mais significativas foi o trabalho realizado com as crianças e adolescentes para interpretarem e relacionarem as 15 estações da Via-Sacra de Jesus com eventos e situações cotidianas e contemporâneas. Esta abordagem permitiu que os participantes compreendessem melhor os ensinamentos e mensagens que estão por trás de cada Estação. As representações artísticas resultantes dessas reflexões foram utilizadas para decorar o salão do CCA Santa Lúcia durante a Festa de Páscoa, que aconteceu no dia 28 de março.

Na Semana Santa, como já é tradição, um evento muito aguardado pelas famílias e membros das comunidades atendidas pelo CCA, foi realizada a encenação da Via-Sacra pelas ruas da comunidade local. Na representação, as crianças e adolescentes da Oficina de Teatro tiveram a oportunidade de demonstrar publicamente o que aprenderam. As Oficinas de Dança e Música desempenharam um papel fundamental ao longo do percurso, sustentando os cânticos e inspirando aqueles que acompanhavam a Via-Sacra. Elas também atuaram como convite aberto para que outros se juntassem ao cortejo e participassem do momento.

Durante a manhã, foram percorridas as ruas da comunidade Jardim Novo Pantanal, finalizando o trajeto na capela Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco. Neste local, foi proporcionado um momento especial de oração e reflexão, enfatizando a importância da unidade como irmãos e a alegria que a ressurreição de Cristo traz para a vida de quem nele crê. À tarde, seguiu-se a mesma dinâmica, porém, pelas ruas do Jardim Santa Lúcia. O encerramento se deu na capela Santa Luzia, um local de significado histórico para o CCA, pois foi ali que as Irmãs Salesianas da BAP deram início às primeiras atividades que culminaram na fundação do Centro para Crianças e Adolescentes Santa Lúcia.

No retorno ao CCA, além das celebrações e encenações, foi reservado um momento para homenagear os aniversariantes do mês, reconhecendo e valorizando cada indivíduo presente. Em seguida, foram distribuídos os presentes de Páscoa às crianças e adolescentes. Estes presentes foram generosamente doados pelos estudantes e familiares do Instituto Coração de Jesus, de Santo André (SP), por meio de uma ação pastoral solidária e significativa. Esse gesto de solidariedade e partilha, essencialmente um dom de Deus, enche de alegria e esperança a vida dos educandos, reforçando os laços comunitários e a missão do CCA Santa Lúcia.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.