Menu Principal

BLOG

Instituto de Ação Social João Paulo II promove Páscoa Juvenil

No último dia 29 de abril, o Instituto de Ação Social João Paulo II, de Guarapuava, no Paraná, acolheu 8 adolescentes pertencentes à Articulação da Juventude Salesiana (AJS), provenientes de Cambé, cidade localizada no norte do estado paranaense.
Os adolescentes participam da AJS do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora e, acompanhados pelos coordenadores Rosana e Vinícius, viajaram mais de 300 km para realizar a Páscoa Juvenil naquela que é conhecida como a “Capital paranaense da cevada e do malte”.
O encontro teve início já na sexta-feira com a partilha do almoço. Nesse mesmo dia, os integrantes da AJS realizaram um gesto concreto bem colorido: pintaram alguns bancos, organizaram o jardim e ilustraram brincadeiras no chão. O dia foi encerrado com um “Círculo de integração” realizado pela Rosana, envolvendo tanto os adolescentes da AJS de Cambé quanto os de Guarapuava. O “Círculo de integração” oportunizou um momento forte de partilha, de escuta e de acolhida.
No dia seguinte, o grupo se deslocou até a Comunidade Santa Rita, localizada no Residencial 2000, que é um dos loteamentos de Guarapuava, onde realizou uma ação missionária, visitando as casas das famílias e levando uma mensagem de esperança à comunidade. No final da tarde, foi realizado um Oratório Festivo, típico da espiritualidade salesiana, repleto de brincadeiras e de muita alegria: pintura no rosto, futebol, vôlei e criações artísticas usando massa de modelar, a famosa “massinha”. A tarde foi encerrada com um lanche compartilhado com toda a comunidade.
Além de experimentar a “cultura do encontro”, como diz o Papa Francisco, e a vivência da solidariedade através da doação de roupas, calçados e alimentos, os adolescentes e coordenadores também tiveram a oportunidade de reforçar a própria fé, participando da Missa na Comunidade São Luiz Gonzaga.
Na manhã de domingo, o grupo retornou para Cambé, muito satisfeito com a experiência da Páscoa Juvenil, avaliada por todos como um momento muito rico e marcante!
A Páscoa Juvenil da AJS de Cambé só pôde ser realizada após as festas da Páscoa porque na Semana Santa, um adolescente, do Instituto de Ação Social João Paulo II, foi vítima de um atropelamento. Esta experiência forte motivou ainda mais a solidariedade dos participantes porque ajudou-os a compartilhar mais amor e dedicação.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.