Menu Principal

BLOG

Instituto Coração de Jesus realiza evento de integração e socialização de projetos

No sábado, dia 07 de outubro, aconteceu no Instituto Coração de Jesus, de Santo André (SP), a II Girolândia, IV Exchange Day e V Mostra de Profissões, reunindo toda a comunidade educativa para socializar as práticas e projetos desenvolvidos durante o ano com os diversos segmentos escolares.

Durante a abertura pais, estudantes e educadores se reuniram no teatro da escola para a cerimônia inicial. Na ocasião, os estudantes do Ensino Fundamental I apresentaram a peça “O Bosque”, organizada pelo professor Joca, que trata do tema sustentabilidade ambiental. Terminada a abertura, os estudantes dirigiram-se para os espaços designados para a apresentação das ações e projetos desenvolvidos.

Na Educação Infantil foi possível fazer um “giro” pela Girolândia, na qual estavam expostos os diversos projetos dos quais participaram as crianças durante o ano letivo. Os projetos permitiram compreender a amplitude dos temas abordados com criatividade, beleza e olhar crítico.

As turmas dos primeiros anos fizeram uma apresentação bilíngue de poesias, chamada “Sarau de Poesias Cecília Meirelles”, um verdadeiro show de literatura, no qual as crianças demonstraram desenvoltura, arte, beleza e muita habilidade para comunicar-se em público. Ao término, realizaram uma oficina de construção de brinquedos com a família, utilizando materiais sustentáveis.

Cada turma do Ensino Fundamental Anos Iniciais explorou uma temática diferente, apresentando diferentes enfoques sobre a mesma questão. Temas como a Fome, Alimentação Saudável, Consumo consciente e sustentável, entre outros, foram aprofundados e trabalhados nas diferentes disciplinas e apresentados com criatividade, desenvoltura e segurança pelos estudantes.

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais à 2ª série do Ensino Médio, apresentaram diferentes projetos originados a partir de uma situação-problema do atual contexto no qual vivem e que pode ser transformada. Neste ano, quatro documentos nortearam os estudantes e professores na escolha dos temas e dos projetos realizados. A Laudato Si’, encíclica redigida pelo Papa Francisco que trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto pela ONU, a Campanha da Fraternidade 2023 que trouxe como tema a Fome e o Pacto Educativo Global.

Os projetos deveriam responder aos seguintes objetivos: Relacionar os objetos de conhecimento a temas contemporâneos, à luz da Agenda 2030, da Laudato Si’ e dos documentos norteadores da Campanha da Fraternidade 2023, contribuindo para a formação crítica e cidadã dos estudantes do Coração de Jesus; Responder com responsabilidade, imaginação, colaboração e compromisso aos desafios da Casa Comum; Transformar as suas realidades concretas e os seus contextos por meio da metodologia Design For Change.

Em relação à metodologia adotada, os estudantes deveriam seguir as etapas do Design For Change: sentir, imaginar, fazer e compartilhar. Cada projeto estava ligado a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de modo que, as grandes problemáticas atuais estiveram presentes e foram discutidas em profundidade pelos estudantes, que trouxeram também importantes propostas de solução que poderiam ser implementadas pela sociedade.  

Já os estudantes da 3ª série do Ensino Médio ficaram responsáveis pela Feira das Profissões, pensada a partir dos seus Projetos de Vida. Cada estudante escolheu um tema relativo à profissão que deseja seguir, sobre o qual deveria pesquisar, escrever um trabalho dentro da metodologia científica, apresentar para uma banca avaliadora e montar a sua apresentação. Temas como a arquitetura hostil, a moda feminina nas diferentes religiões, a ação predatória em relação aos animais marinhos, a musicalização na escola, segurança das informações, entre outros, estiveram na pauta dos estudantes, que já começam a refletir sobre a responsabilidade social que cada pessoa enquanto cidadã tem no exercício de sua profissão.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Ecos da Assembleia BAP

«Bom dia, Ir. Alaíde e todas as Irmãs envolvidas na organização da Assembleia. Àquelas que deram suporte nos bastidores, quanto trabalho! nosso muito obrigada. Foi

Organize-se

Organizar a vida, viver com intensidade, o momento presente sem as amarras da desorganização. Planejar o futuro com método e disciplina, procurando atingir os objetivos

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.