Menu Principal

BLOG

Hoje é comemorado o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Hoje, quando a Igreja celebra a solenidade da Ascensão do Senhor, também comemora o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Todos os anos, o papa Francisco publica uma  mensagem para esta data. Neste ano, o tema “Escutar com o ouvido do coração”.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais.

O papa Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de maio de 1967.

A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes. A mensagem do papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa desão Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Neste ano, no mensagem do 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o papa Francisco pede para “escutar com o ouvido do coração”. No texto, Francisco afirmou que todo ser humano quer ser escutado. “Apesar de frequentemente oculto, é um desejo que interpela toda a pessoa chamada a ser educadora, formadora, ou que desempenhe de algum modo o papel de comunicador: os pais e os professores, os pastores e os agentes pastorais, os operadores da informação e quantos prestam um serviço social ou político”.

“A escuta corresponde ao estilo humilde de Deus. Ela permite a Deus revelar-Se como Aquele que, falando, cria o homem à sua imagem e, ouvindo-o, reconhece-o como seu interlocutor. Deus ama o homem: por isso lhe dirige a Palavra, por isso ‘inclina o ouvido’ para o escutar”, disse o papa.

Clique aqui e confira a mensagem do Papa Francisco

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

CIB tem nova diretoria

Em reunião por ocasião da Assembleia da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB), no Colégio de Santa Inês, em São

Feliz aniversário Madre Chiara!

No dia 6 de maio de 2022, Irmã Chiara Cazzuola celebra o primeiro aniversário como Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Desde

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.