Menu Principal

BLOG

Ensino Médio do INSA realiza Viagem de Estudos a Brasília-DF

Alunos exploram a capital brasileira, mergulhando na história e na política do país

O Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP) proporcionou uma experiência enriquecedora para seus alunos ao organizar uma viagem de estudos à capital do Brasil, Brasília, entre os dias 17 e 19 de agosto. Sob a supervisão dos professores Leonardo e Ingridh, os estudantes tiveram a oportunidade única de explorar os principais pontos de relevância política, histórica, geográfica e arquitetônica da cidade.

Brasília, a capital planejada do Brasil, é conhecida por sua arquitetura única e seu papel central na política nacional. A viagem de estudos foi cuidadosamente planejada para oferecer aos alunos uma visão aprofundada desses aspectos fundamentais.

O itinerário incluiu visitas aos principais edifícios governamentais, como o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, onde os alunos puderam aprender sobre o funcionamento do sistema político brasileiro e as decisões que moldam o país. As explicações dos guias especializados ajudaram os estudantes a compreender melhor o processo legislativo e executivo.

Além disso, os alunos também tiveram a oportunidade de explorar a rica história de Brasília. A visita ao Supremo Tribunal Federal (STF) ofereceu um vislumbre da jornada histórica deste poder. As exposições detalhadas e os artefatos históricos deixaram uma impressão duradoura nos estudantes, conectando-os com o passado do Brasil.

A viagem incluiu uma visita ao icônico Congresso Nacional, projetado por Oscar Niemeyer, e ao Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente do Brasil. A visão de perto desses marcos arquitetônicos inspirou os alunos e aumentou sua apreciação pela visão audaciosa que deu origem a Brasília. Também no roteiro foram explorados o Santuário e a Ermida Dom Bosco, copadroeiro de Brasília ao lado de Nossa Senhora Aparecida, Catedral Metropolitana, Palácio do Planalto, sede do poder executivo, Panteão da Pátria, Estádio Mané Garrinha, QG do Exército, Torre de TV, Memorial e Ponte JK, Esplanada dos ministérios além de serem percorridas as quadras e setores da capital.

Os professores Leonardo e Ingridh destacaram a importância dessa viagem de estudos para o desenvolvimento dos alunos. “Esta experiência não apenas enriquece o conhecimento dos estudantes, mas também os inspira a explorar áreas como política, história e arquitetura de forma mais profunda. Brasília é um verdadeiro tesouro de aprendizado, e estamos felizes por ter proporcionado essa oportunidade aos nossos alunos”, disse o professor Leonardo.

A viagem de estudos a Brasília foi, sem dúvida, uma experiência educacional memorável para os alunos do Ensino Médio do INSA. Além de aprenderem sobre a história e a política do Brasil, eles criaram memórias que durarão para o resto de suas vidas, fortalecendo sua paixão pelo aprendizado e sua compreensão do mundo que os cerca.

Fonte: Comunicação INSA Araras

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Perto da Ucrânia

A Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, e as Conselheiras Gerais acompanham com apreensão e carinho a evolução da

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.