Menu Principal

BLOG

Família Salesiana vai ao encontro da Mãe Aparecida no Santuário Nacional

Representantes da Família Salesiana participaram da 21ª Romaria da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora realizada no sábado, 14 de agosto.


Em um clima de muita alegria, festividade e profundo amor a Jesus Eucarístico, alguns representantes da Família Salesiana se reuniram no Santuário Nacional de Aparecida, SP, para a 21ª Romaria da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora.

Este ano, a tradicional peregrinação foi realizada de forma restrita, devido à pandemia da Covid-19 e teve como tema “ Com Maria, movidos pela esperança”.

O evento faz parte das comemorações pelos 206 anos do nascimento de Dom Bosco, celebrados nesta segunda-feira, 16, e tem o objetivo de fazer com que a Família Salesiana testemunhe o seu amor à Virgem Santa, em um empenho para tornar, ainda mais fecundo, o carisma da Congregação Salesiana.

No mesmo altar

A santa missa foi presidida por dom Hilário Moser, SDB, e concelebrada pelo padre Justo Ernesto Piccinini, SDB, inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo, e demais padres presentes, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida e TV Canção Nova.

A celebração contou também com a participação do irmão Hamilton Bernardo Rodrigues, SDB, delegado da Família Salesiana, irmão Antonio Carlos, organizador da Romaria, das Filhas de Maria AuxiliadoraSalesianos Cooperadores, membros da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) e  Canção Nova.

Festa da Assunção

Em sua homilia, dom Hilário recordou o fato da Romaria, este ano, ocorrer na véspera da Festa da Assunção de Nossa Senhora. Realçando que Maria recebeu o título de Rainha do Céu e da Terra. Por isto, os fiéis a consideram um símbolo de vida e esperança.


“A Família Salesiana, hoje, está aqui, na Casa de Maria, bem de acordo com o lema desta Romaria: Com Maria, movidos pela esperança. Pondo em Maria toda a nossa esperança, aqui estamos. E o que queremos? Neste tempo de sofrimento e mortes, queremos vida: vida verdadeira, vida plena, vida abundante”, manifestou o bispo.

Mãe da Vida

Mais tarde, o prelado seguiu comentando sobre uma pintura exposta na porta de entrada da Basílica Velha de Aparecida, na parte mais alta da cidade, que ilustra o momento em que os pescadores retiram das águas a imagem de Nossa Senhora. Na arte, está escrita uma frase em latim que diz: “Quem me encontrar, encontrará a vida”.

Segundo dom Hilário, esta afirmação está presente no Livro dos Provérbios (8,35) e se refere à sabedoria de Deus. Aplicada, a partir da ótica do pintor, também a Maria, querendo dizer: “Quem encontrar Maria, encontrará a Vida.”

“Procurar Maria é procurar Jesus; encontrar-nos com Maria, é encontrar-nos com Jesus. Não sem razão, neste magnífico santuário nacional, o centro do templo é o altar sobre o qual Jesus se oferece por nós ao Pai em sacrifício e se dá a nós em comunhão. Não passaria de um belo passeio uma romaria que voltasse para casa encantada com a beleza deste santuário, sem levar Jesus no coração. Jesus é a vida verdadeira, a vida eterna, a vida plena, a vida em abundância!”, realçou.

Maria dos Aflitos

O bispo fez memória também do momento pandêmico que assola a humanidade, do grande número de mortes e doentes, suplicando a Nossa Senhora sua Santa intercessão: “Cuida de nós, de nossas famílias, de nossos doentes; dai-nos saúde, defendei-nos do contágio, tornai-nos solidários com os que sofrem, conduzi-nos à alegria de uma vida plena, vida em abundância, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Amém!”, concluiu dom Hilário.

Peregrina

A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi entregue às Irmãs da Caridade de Jesus. Ao longo deste ano, o símbolo percorrerá a Casa Provincial e demais comunidades da Congregação.

Por fim, o irmão Antônio Carlos, SDB, leu uma mensagem de esperança e união,  enviada pelo Reitor mor, padre Ángel Fernández Artime, para os salesianos.

Fonte: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP (colaborou: Tânia Campos) e Boletim Salesiano

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Agosto, mês das vocações

Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.