Menu Principal

BLOG

Beata Maria Romero: testemunho de esperança

Em 7 de julho de 2021, é celebrada a memória litúrgica do nascimento ao céu da bem – aventurada Irmã Maria Romero Meneses , Filha de Maria Auxiliadora da América Central, que se entregou inteiramente aos mais pobres, vivendo plenamente a virtude da esperança e da confiança em Providence.

Nasceu em Granada, Nicarágua, em 13 de janeiro de 1902 e tornou-se Filha de Maria Auxiliadora em 1923, em 1931 foi enviada a San José da Costa Rica, que se tornou sua segunda pátria e onde se dedicou “aos pobres e abandonados crianças “por 46 anos.

Na sua incansável obra de caridade – que a leva a iniciar trinta e seis oratórios festivos, obras sociais, lares para famílias de rua, uma clínica de assistência médica aos pobres – a virtude da esperança não deixa de brilhar . Apesar das provações e dificuldades encontradas, fiel ao carisma do Fundador, São João Bosco, «ele esperou contra toda a esperança» (cf. Rm 4, 18).

Neste tempo de incerteza global, devido à pandemia de Covid-19, o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, P. Ángel Fernández Artime, na Estreia 2021 “Movido pela esperança:” Eis que faço novas todas as coisas “(Rev. 21, 5) » , convida-nos a olhar os exemplos de esperança da Família Salesiana: “ Na santidade salesiana encontramos preciosos exemplos e modelos de vida que nos encorajam a esperar como virtude e como atitude de vida em Deus ”.

O segredo da Beata Maria Romero era o abandono total ao amor de Jesus e de Maria, a quem ela chamava de ‘Rei e Rainha’, por isso vivia com tanta serenidade e espalhava alegria. Algumas testemunhas dizem:

«A Irmã Maria perante as dificuldades não falhou, disse: ‘O meu Rei e a minha Rainha vão ajudar-me.’ Ele era uma pessoa de esperança, por isso acredito que viveu feliz para sempre; Nunca a vi triste, mas ela estava otimista. Ele esperava sem limites o que queria alcançar  (Beata Calvo Brenes de Sánchez).

“A esperança a mantinha serena, era de uma imparcialidade de caráter, com um sorriso bem definido nos lábios e uma expressão no rosto, como quem tem certeza de que seu caminho é reto e agradável ao Senhor. Ela confiou contra toda esperança  (Irmã Teresa Rodríguez).

«Posso dizer que Irmã Maria viveu cheia de esperança que se traduziu na sua serenidade e na sua alegria contagiante. Ela consolava as pessoas que se aproximavam dela tristes ou quase desesperadas para pedir um favor, mostrando que Deus as amava e não as decepcionaria. Muitas vezes lhe disseram: “Eu sei em quem confiava” ». (Irmã Manuelita Andrade).

A esperança é como um ímã que atrai para o céu, para a alegria eterna. Irmã Maria também o desejou: «Somos peregrinos que vão para o céu, a fé ilumina o nosso destino. A meta está no eterno, nossa pátria é o céu, a esperança nos guia e o amor nos fará alcançá-la. O homem atinge a sua plenitude no amor aos outros (F XII 75) ».

No dia 7 de julho de 2021, no 44º aniversário da sua chegada à Pátria Celestial, a Beata Maria Romero Meneses continua a ser uma “luz de esperança” para os seus pobres e para as Comunidades Educativas do mundo.

Na Casa Maria Auxiliadora “Obras Sociais Irmã Maria Romero” em San José da Costa Rica, na Província de Nossa Senhora dos Anjos da América Central do Sul (CAR), por ela fundada, continuamos a trabalhar pelos mais pobres, oferecendo-os Esperança e otimismo salesiano. Muitos peregrinos vêm homenagear o Beato no Mausoléu onde seus restos mortais descansam, renovado em 2020.

No dia 4 de julho de 2021, no primeiro dia do Tríduo a ela dedicado, realizou-se o primeiro recital musical “Do coração da Irmã Maria Romero” , cujas peças fazem parte do repertório musical arranjado pela Irmã Maria, algumas das quais compostas sozinha, que amava tanto a música.

No dia 7 de julho de 2021, no aniversário do nascimento da Beata Irmã Maria Romero ao céu, a Celebração Eucarística será transmitida na página do Facebook das Obras Sociais Irmã Maria Romero .

Fonte: Portal da FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.