Menu Principal

BLOG

Escolas da AEIS de São Paulo participam do lançamento do E-book “50 praticas pelo Pacto Educativo Global” da RSB

Na noite de 15 de fevereiro de 2022 foi realizado o webinar de lançamento de um rico material, o E-book “50 Práticas pelo Pacto Educativo Global na Rede Salesiana Brasil de Escolas”. O Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco, tem o propósito de “reavivar o compromisso em prol das gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”.

Inicialmente, as Diretoras Executivas da RSB-Escolas Ir. Adair Aparecida Sberga e Ana Paula Costa e Silva em parceria com o Coordenador da Pastoral da ANEC, Prof. Gregory Rial, acolheram os educadores salesianos com grande entusiasmo e carisma salesiano.

A “Oração do Professor pelo Pacto Educativo Global”, realizada pela Ir. Adair Sberga, convidou os educadores presentes a abrirem “mentes, corações e mãos para tecer a aliança educativa proposta com fios de fraternidade e solidariedade”, por meio de um “processo de participação, cultivada na ‘mística’ do viver juntos”.

Em seguida, o Prof. Gregory Rial apresentou sabiamente aos educadores salesianos questões e imagens norteadoras sobre este grande compromisso, que despertaram reflexões-ações fundamentais, tais como: “Quais os princípios pedagógicos por detrás do Pacto Educativo Global?” e “Como fazer o Pacto Educativo Global?”.

Durante o evento, os educadores deixaram mensagens de felicitações e agradecimentos no chat e puderam compartilhar por meio de um mural virtual suas reflexões a partir da seguinte questão:  O que podemos fazer para que a educação ajude a construir um mundo melhor para todos? (padlet.com)

No E-book, dentre as 50 boas práticas contempladas,  15 são das escolas da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEIS-SP), que constatam que é possível transformarmos o mundo por meio de uma Educação mais sustentável, diferenciada e humanizadora. São elas:

Ensino Fundamental Anos Iniciais:

– Autoconhecimento – Colégio de Santa Inês/São Paulo.

– Construção de robôs com materiais reutilizados – Colégio de Santa Inês/São Paulo.

– Economia consciente e sustentável – Colégio de Santa Inês/São Paulo.

– Reaproveitando materiais – Colégio de Santa Inês/São Paulo.

– E eu com isso? – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora – Ribeirão Preto/São Paulo.

– Hora da costura – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora – Ribeirão Preto/São Paulo.

– Mazza Lixo quase zero – Instituto Madre Mazzarello/São Paulo.

– Quais frutos que você deseja colher na vida? – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora-Belenzinho/São Paulo.

Ensino Fundamental Anos Finais:

– Simulação da ONU – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora-Belenzinho/São Paulo.

Ensino Médio:

– De mãos dadas com o meu bairro – Colégio de Santa Inês/São Paulo.

Múltiplos Segmentos:

– Adote uma garrafinha – Instituto Coração de Jesus – Santo André/São Paulo (Todos os segmentos)

– Projeto Plantar – Instituto Coração de Jesus – Santo André/São Paulo (Todos os segmentos)

– AgitaINSA – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora – Araras/São Paulo (EF AF e EM)

– Cultivando Alegria – Instituto Madre Mazzarello/São Paulo (Todos os segmentos)

– Orient.com – Instituto Nossa Senhora do Carmo – Guaratinguetá/São Paulo (EF AI e AF)

Para apreciação do E-book completo, acesse e baixe o material por meio deste link: http://gg.gg/pacto-educativo-RSB-Escolas

A Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo parabeniza e agradece a RSB-Escolas pela organização e pelo lançamento deste precioso material, assim como a participação ativa e o envolvimento de nossas Comunidades Educativas neste projeto interativo. Seguimos exercitando a sensação de alegria, de partilha e de encontro para que mobilizações generosas e necessárias como esta continuem sendo eternizadas com competência e empenho de todos.

Gestora Pedagógica Meily Cassemiro Santos

AEIS-SP – Inspetoria BAP

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

IV Encontro de Lideranças

No último dia 18 de janeiro, em São Paulo,  realizamos o Encontro de Liderança de nossas Escolas – Diretores, Coordenadores (pedagógicos, educacionais e pastoral) –

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.