Menu Principal

BLOG

Equipe de Gestores das Escolas de São Paulo participa de formação sobre Liderança Educacional

A Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, Mantenedora pertencente à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), promoveu nos dias 15 e 16 de fevereiro, uma formação presencial na sede inspetorial sobre Liderança Educacional para os Diretores Gerais, Diretores Pedagógicos e Diretores / Gerentes / Supervisores Administrativos, além da Equipe da AEISSP/BAP.

A acolhida e a oração foram realizadas por Irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano, Diretora Presidente da Mantenedora e Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil. Inspirada na Estreia 2024 do Reitor-Mor, Card. Ángel Fernández Artime, cujo lema é «O sonho que faz sonhar. Um coração que transforma ‘lobos’ em ‘cordeiros’», Ir. Teresa Cristina relacionou o sonho que Joãozinho Bosco teve aos 9 anos de idade a duas reflexões: “Quem somos nós quando os jovens compartilham seus sonhos? Somos esperança?”. Também convidou os participantes a cantarem a música “Confiar a Deus os nossos sonhos”, inaugurando o verbo “Sonha…lizar!” com coragem, fidelidade e paixão pela vida. Em seguida, dedicou tempo para a “Prece de sonhadores” e a música “Somos Rede”, novo hino da Rede Salesiana Brasil. Oportunamente, finalizou este momento com a valiosa orientação de Dom Bosco: “Caminhemos com o pé na terra e o coração no céu.”

Logo, Irmã Dorcelina Rampi, Diretora-Tesoureira da Mantenedora e Diretora Institucional e Pedagógica do Instituto São José, de São José dos Campos/SP, desejou boas-vindas às lideranças educacionais presentes e apresentou o palestrante e formador Danilo de Jesus Sousa, consultor educacional da Spaço In, assessoria que presta serviços para escolas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos e Formação de Alta Performance.

“Que tipo de líder você quer ser lembrado?” foi a pergunta norteadora que conduziu a capacitação ministrada por Danilo Sousa por meio da metodologia storytelling, em conexão com suas histórias de vida e experiências pessoais e profissionais. A partir de exemplos claros do dia a dia escolar e dos desafios gerenciados por quem está na missão de liderar equipes educativas, os participantes se envolveram em dinâmicas desafiadoras, exercícios práticos e testes individuais ou coletivos. Os principais assuntos abordados e destacados por eles durante a capacitação foram: A importância do líder praticar a gratidão diariamente; Liderança facilitadora e servidora; Inovação (a principal mudança é a velocidade); Feedback e devolutiva de desempenho; Gestão de conflitos (conflito X confronto); Negociação e tomada de decisão, com foco na solução, a partir do método EQC (Expor fato/padrão/sentimento; Questionar a opinião do outro; Conversar sem imposição); Conversas capitais (comunicação não-violenta); Leader Coach e Gestor: competências e habilidades; Inteligência emocional aplicada à liderança educacional (autocontrole e perfis dos líderes sabotadores X líderes sábios); Trabalho em grupo X Trabalho em equipe; Clima Organizacional (fator fundamental para fidelização, captação de estudantes e harmonia da comunidade educativa); Metas SMART (Específico, Mensurável, Alcançável/Atraente; Realista e Tempo Limite); Relacionamento e comunicação: o cuidado com o ambiente escolar; Gestão de tempo: como delegar, definindo prioridades urgentes e importantes; Autoconhecimento, autoconsciência e perfil comportamental (Metodologia DISC – Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela).

A imersão na temática terá continuidade a partir das sugestões de leituras e filmes feitas aos participantes pelo consultor, tais como os livros “O jeito Harvard de ser feliz”, de Shawn Achor e “SCRUM: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”, de Jeff Sutherland; e os filmes: O Triunfo e Milagres do Paraíso, além de muitos outros citados durante o curso.

Em sintonia com tantas reflexões e conhecimentos compartilhados sobre Liderança Educacional, faz-se necessário registrar que Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, esteve presente por um instante durante o primeiro dia desse encontro formativo e proferiu sabiamente aos participantes a seguinte mensagem: “Diante dos desafios, as possibilidades nos fazem encontrar alternativas”, orientando cada líder presente a caminhar em sua missão educativa salesiana com “ousadia, audácia, valentia e coragem”.

Com tantas inspirações relevantes e ensinamentos valiosos compartilhados nessa capacitação, os líderes educacionais das escolas da BAP, do estado de São Paulo, seguirão ativando e legitimando os perfis sábios da liderança, apoiando, desafiando, inspirando, guiando, encorajando os integrantes de suas comunidades educativas, pensando positivo e no estado desejado, escutando atentamente, com foco na solução e transformando os problemas em bênçãos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.