Menu Principal

BLOG

ECOSAM conclui encontro de avaliação e planejamento e nomeia nova Coordenação

Reunida desde o dia 17 de abril, no “Centro de Espiritualidade Santa Rafaela María”, em Montevidéu (Uruguai) a Equipe de Comunicação Social das Américas – ECOSAM – encerrou suas atividades no final da tarde do dia 21 de abril.

No quinto dia de atividades, o momento principal foi a nomeação da nova Coordenadora. Trata-se de Irmã Doris Yajaira Jaimes Sanabria, da Inspetoria Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá (Bogotá – Colômbia).

Irmã Dóris, que é a referente para a Conferência CINAB, foi nomeada para o triênio 2023-2025 juntamente com a Equipe de Coordenação da ECOSAM da qual fazem parte representando suas Conferências Interinspetoriais: Irmã Cynthia Salas (NAC), Irmã Gabriela Trinidad Murguía Aguilar (CIMAC), Irmã Susana Billordo (CICSAL) e Irmã Maike Loes (CIB).

O dia teve início com a oração da manhã, animada pela representante da CIB que compartilhou com o grupo a mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais cujo tema é «Falar com o coração. “Segundo a verdade no amor” (Ef 4,15)». Além do símbolo da luz, oferecido pela Conselheira geral, Irmã Ausilia De Siena a cada participante e individualmente “tocada” por todas como compromisso de disponibilidade e de colaboração recíproca, no final cada uma foi presenteada com um bóton contendo o slogan da mensagem do Papa.

Depois da oração, Irmã Ausilia dirigiu palavras de agradecimento às presentes ressaltando o quanto se sente bem no grupo, e estimulando ECOSAM a ir em frente pois tem muito a dar ao Instituto, especialmente no campo da Comunicação. Com esta sua mensagem, anunciou a nova Coordenadora de ECOSAM, Irmã Doris Yajaira Jaimes Sanabria que substitui Irmã Márcia Koffermann, a quem ECOSAM agradece a dedicação e todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos.

Todo o restante do dia foi marcado pela socialização dos trabalhos em grupo referente aos macroprojetos: animação, formação, informação, produção, assim como a finalização da redação e atualização do Planejamento Estratégico.

Muitos temas práticos foram tratados, entre estes se destacam: impacto de ECOSAM na vida das Inspetorias e Conferências, canais de comunicação da ECOSAM, Lei Geral de Proteção de Dados, resgate histórico e memória do caminho de ECOSAM, próximos encontros de avaliação da Equipe.

Um último momento, de muito espírito de família e de simplicidade, foi a avaliação do encontro onde cada participante pode compartilhar de forma oral suas impressões e aprendizagens. Já na avaliação escrita, o grupo foi motivado por uma canção em espanhol, cujo título é «¿Por qué, por qué?», interpretada pelo conjunto musical “CANTICUÉNTICOS”. A partir dela, cada participante elencou três perguntas suscitadas pelo encontro, que servirão para aprofundar os temas abordados e outras questões ligadas à missão de ECOSAM.

Em seguida, aconteceram os agradecimentos à Equipe cessante, às organizadoras do encontro, ao pessoal de apoio e à Conselheira geral, Imã Ausilia De Siena, que marcou presença com um estilo muito próximo, familiar, de escuta atenta e palavra oportuna.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Um ano “especial” com São José

Roma, (Itália).  A Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Yvonne Reungoat, com a Circular 1006, oferece às Filhas de Maria Auxiliadora

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.