Menu Principal

BLOG

ECOSAM continua encontro presencial retornando às origens do carisma

A Equipe de Comunicação Social das Américas – ECOSAM está reunida presencialmente desde o dia 17 de abril, no “Centro de Espiritualidade Santa Rafaela Maria”, em Montevidéu – Uruguai. O encontro se estenderá até o dia 21 de abril.

Depois de dois dias de estudo, formação, partilha de experiências e conhecimento recíproco, as participantes do encontro tiveram a grande oportunidade de conhecer a primeira casa das Filhas de Maria Auxiliadora no continente americano, o que é muito significativo, porque Villa Colón, onde está situada a residência que atualmente é também a sede da Inspetoria Imaculada Conceição, é considerada a “Mornese da América”.

Na parte da manhã, o grupo fez uma visita ao centro histórico de Montevidéu. Em seguida, deslocou-se para Villa Colón, onde foi recebido calorosamente pela comunidade local e pela Inspetora, Irmã María Ángeles Grassi.

Após o almoço, as participantes vivenciaram uma visita guiada à primeira casa das FMA na América, conhecendo um pouco mais da história missionária das origens, dos desafios e dificuldades que enfrentaram as primeiras Irmãs vindas de Mornese (Itália) e culminando com um encontro muito esperando: a contemplação do quadro de Maria Auxiliadora com o Menino que sorri. Este quadro, conhecido como milagroso, foi abençoado por Dom Bosco e trazido pelas missionárias da primeira hora para o Uruguai, em 1877.

No final da visita e da tarde, houve a Celebração Eucarística presidida pelo Inspetor salesiano, Padre Alfonso Bauer, na capela da casa inspetorial. Depois de partilhar o pão da fé e também o pão material, o grupo retornou para o “Centro de Espiritualidade Santa Rafaela Maria”.

No dia seguinte, 20 de abril, houve continuidade dos trabalhos, que ficaram sob coordenação de Irmã Doris Jaimes Sanabira, da Colômbia. Depois do momento inicial, com a oração da manhã animada também por Irmã Doris, foi a vez da apresentação do projeto “Camino Sinodal”, referente à Conferência Interinspetorial das Nações Bolivarianas, cujo objetivo é fortalecer a missão educomunicativa da CINAB.

Na sequência, Irmã Maike Loes, representando a Conferência das Inspetorias do Brasil – CIB, apresentou a experiência do “1º Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da Rede Salesiana Brasil”. Este Seminário contou com a partilha de 10 Boas Práticas de Educomunicação e tinha por objetivo promover o estudo, a socialização dos conhecimentos e de boas práticas educomunicacionais desenvolvidas nas presenças salesianas em todo o território nacional.

Também Irmã Gabriela Murguía apresentou o projeto “Un Reboso para ti!”, da Inspetoria do México sul (MMO), que tem por objetivo tornar acessível a educação salesiana à juventude mexicana, promovendo uma proposta de marketing educativo.

Ainda na parte da manhã, Irmã Márcia Koffermann – atual coordenadora de ECOSAM – apresentou a síntese da avaliação realizada pelas 5 Conferências interinspetoriais, indicado as forças, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças. Os trabalhos de avaliação continuaram com a apresentação dos resultados de uma pesquisa realizada com os 24 coordenadores/as de comunicação do continente americano.

Na sequência, foi feita a revisão do Regulamento de ECOSAM com a contribuição de todas as participantes. Após o almoço, deu-se prosseguimento à revisão do Regulamento, bem como à revisão e adaptação do Planejamento Estratégico da Equipe, considerando com muita atenção as opções do XXIV Capítulo Geral das FMA.

Em um clima de diálogo, de partilhas e de confronto, as participantes se dividiram em grupos para revisar os macroprojetos, que respondem às áreas de animação, formação, informação e publicação.

Enquanto os grupos discutiram sobre os macroprojetos, as Presidentes das Conferências se reuniram separadamente para a nomeação da nova coordenadora de ECOSAM que será divulgada amanhã, 21 de abril, último dia do encontro presencial.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.