Menu Principal

BLOG

E-book do IV Educom Sul será lançado dia 11, com o tema Educomunicação para Democracia e Cidadania 

No próximo dia 11 de dezembro de 2023, o Núcleo Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e o Programa de Extensão Mão na Mídia (UFSM/FW) realizam o aguardado lançamento do e-book “Educomunicação para Democracia e Cidadania”, publicado pela Editora Edebe. A obra reúne os principais debates realizados durante o IV Educom Sul, evento realizado pelo Núcleo Regional Sul em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria e a Rede Salesiana Brasil, em 2022. A organização do livro é das pesquisadoras, associadas da ABPEducom, Cláudia Herte de Moraes, Ir. Marcia Koffermann e Vera Raddatz. No lançamento, estará presente também a coordenadora do Núcleo Regional Sul da ABPEducom, professora Rosane Rosa. 

Na apresentação da obra, as organizadoras destacam o contexto complexo e de digitalização, bem como as desigualdades sociais persistentes, que são desafios para a construção da dignidade da pessoa. “Assim, a comunicação e a educação emergem como elementos essenciais para a promoção da educomunicação, que visa a novas práticas comunicativas, centradas no diálogo, participação e, acima de tudo, no respeito ao Direito à Comunicação como parte integrante dos ideais da cidadania.”

O e-book, concebido durante a organização do IV Educom Sul, reúne artigos dos painelistas e colaborações de associados da ABPEducom. Vários profissionais e pesquisadores envolvidos, com destaque para o professor Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom e autor convidado, e ao professor Claudemir Viana, prefaciador do livro. A obra, dividida em duas partes, apresenta na primeira as entrevistas especiais com Alexandre Le Voci Sayad, Gabriel Kaplún e Sátira Machado, seguidas por nove capítulos que correspondem aos textos dos palestrantes do IV Educom Sul e pesquisadores convidados. 

Colaboram nos capítulos: Anderson Vinicius Romanini, Araciele Ketzer, Bruno de Oliveira Ferreira, Claudemir Viana, Cláudia Herte de Moraes, Daniel da Silva Machado Ribeiro, Débora Gallas Steigleder, Décio Forni, Ismar de Oliveira Soares, Janaina Soares Gallo, Marcia Koffermann, Rosane Rosa e Vera Lucia Spacil Raddatz.

O livro é um convite à discussão contínua sobre o papel da educomunicação na construção de uma sociedade mais justa, igualitária, democrática e cidadã. A publicação tem licença aberta e distribuição gratuita pela Editora Edebe.  Neste link você encontrará a publicação para baixar: https://www.edebe.com.br/

O lançamento ocorre em uma Live especial no Canal Youtube do Programa de Extensão Mão na Mídia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/FW), às 19h do dia 11 de dezembro de 2023. Acesse e ative o lembrete:  Lançamento do E-Book “Educomunicação para Democracia e Cidadania”

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

CIB tem nova diretoria

Em reunião por ocasião da Assembleia da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB), no Colégio de Santa Inês, em São

Monsenhor Jonas Abib falece em SP

O fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, 85 anos, faleceu na noite desta segunda-feira, 12 de dezembro de 2022, às 22h14, em sua

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.