Menu Principal

BLOG

Ação Social da BAP realiza “Encontro de Gratidão”

No dia 05 de novembro, aconteceu na Casa do Puríssimo Coração de Maria, em Guaratinguetá (SP), o 1º “Encontro de Gratidão” da Ação Social, da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – BAP, que reuniu mais de 100 pessoas, entre Filhas de Maria Auxiliadora e Educadores das Obras Sociais.

A Celebração da Gratidão é uma festa tradicional da Família Salesiana e surge em 1849, com uma homenagem a Dom Bosco, realizada no oratório de Valdocco (Turim) por dois jovens: Carlos Gastini e José Buzzetti que, na ocasião, oferecem ao Santo dois corações. Dom Bosco, comovido pelo presente e as palavras que o acompanharam, intuindo o valor educativo do gesto vai estendê-lo a todas as comunidades salesianas, afirmando: “A gratidão é a mais bela virtude do coração de um jovem”. Tal tradição foi passada por gerações e é, até hoje, celebrada no mundo inteiro por todos os Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Com o intuito de agradecer a Deus e a toda equipe que contribui com o trabalho da Ação Social da BAP, e para dar graças pelos 150 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e 130 anos de presença no Brasil, a Ação Social da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida se uniu para celebrar a Festa da Gratidão 2022. O encontro foi marcado pela presença das comunidades educativo-pastorais do território inspetorial.

O local escolhido para a celebração foi a Casa do Puríssimo Coração de Maria, casa onde, além do projeto social, se encontram o “Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil” e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, construída por Mons. Filippo, a quem se deve a presença das FMA na região.

O encontro foi marcado por um dia de espiritualidade, salesianidade e partilha da missão. Irmã Luana Oliveira, coordenadora de pastoral da Casa do Puríssimo, fez a acolhida inicial e leu as mensagens enviadas pela Inspetora da BAP, Irmã Alaíde Deretti, e pela Conselheira referente da Ação Social, Irmã Mirian Angélica, que não puderam estar presentes na ocasião, mas que em suas mensagens, reforçaram o valor e a importância de tal momento celebrativo. Em seguida, Irmã Teresinha Santos, diretora das Obras Sociais de São Paulo, desejou boas-vindas a todos e Irmã Metka Kastelic fez uma animada dinâmica de apresentação das casas.

Após a abertura e um delicioso café da manhã, divididos em grupos, os participantes: FMA, gestores/as, coordenadores/as, educadores/as e colaboradores/as, conduzidos por Irmã Dulce Hirata e Irmã Luana Oliveira, tiveram a oportunidade de fazer a visita guiada pelo “Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil” e em seguida, conhecer a história da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, apresentada com muito carinho por Irmã Nair Paschoalini. Foi um rico momento de conhecimento e espiritualidade, além do aprofundamento da história do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e do carisma salesiano.

O período da tarde foi marcado por um oratório festivo, preparado e realizado pelos coordenadores dos projetos sociais. As oficinas aconteciam simultaneamente e os participantes escolhiam de qual participar. Teve oficina de alongamento e expressão corporal, plantio com adubo orgânico produzido no projeto social, esportes, jogos e roda de música. A culminância do dia aconteceu com a Celebração Eucarística presidida pelo salesiano Padre Alexandre Santana, em ação de graças pelo ano vivido, pelo retorno dos colaboradores e educandos após o período da pandemia, pelos benfeitores, pela Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, pelos 130 anos de presença no Brasil e especialmente, pelos 150 anos do Instituto, monumento vivo da gratidão de Dom Bosco à Mãe de Deus, auxílio dos cristãos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.