Menu Principal

BLOG

28º Encontro de Representantes Regionais da ESA

De 14 a 19 de março de 2023, em Santiago do Chile, no Teologado de Los Cañas, La Florida, foi realizada a 28ª reunião dos Representantes Regionais da Escola Salesiana da América (ESA), que teve como objetivo a preparação do V Encontro Continental da ESA e a aprovação do modelo da ESA “Sistema de Garantia do Significado Salesiano na Escola”.

O encontro foi organizado pelas Representantes do Âmbito da Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Ivone Goulart Lopes, e do Dicastério dos Salesianos de Dom Bosco, P. Claudio Cartes, e pelas representantes chilenas, Ir. Cecy Poblete, Juan Pablo Vásquez e Irmã Patricia Parraguez.

Também estiveram presentes as representantes fma, sdb e leigas da Região CICSAL-CONO SUR (escola SEPSUR): Ir. Cecilia Poblete, Juan Pablo Vásquez e Ir. Patricia Parraguez Núñez; ANDINA: Gina Canales; CISBRASIL-CIB: Ana Paula Costa e Silva, Ir. Lucia Jacinta Finassi e Ir. Adair Aparecida Sberga; CIMAC e MESOAMÉRICA: Ir. Eva Doris Meza, Pe. Carlos Montoya e Jesús Alejandro Suárez. Ir. Victoria Esperanza Paz do CINAB não pôde comparecer.

A dinâmica do trabalho foi mediada pela experiência de Deus, através de momentos de oração e discernimento comunitário; o diálogo de acompanhamento formativo aconteceu com a presença da Inspetora da Inspetoria S. Gabriel Arcanjo (CIL), Ir. Ximena Oyarzo e do Inspetor da Inspetoria SDB S. Gabriel Arcanjo (CIL), P. Carlos Andrés Lira Airola, de o Conselheiro Visitante do Cone Sul, P. Gabriel Romero, do Cardeal Ricardo Ezzati Andrello, SDB, Arcebispo emérito de Santiago do Chile, e de Dom Bernardo Bastres, SDB, Bispo emérito de Punta Arenas.

A Conselheira Geral para a Pastoral Juvenil, Ir. Runita Galve Borja, recordou em um vídeo que este encontro“tem a exigente tarefa de preparar o quinto Encontro Continental da Escola Salesiana da América. No entanto, considero que é também um momento oportuno para dialogar, enquanto Comissão, e fazer uma revisão para planear o futuro da Rede ESA. Acreditamos firmemente que nosso sistema educacional ainda é eficaz e atualizado. No entanto, isso requer uma capacidade particular de ler e compreender o contexto atual, de captar os pedidos de mudança e de reconhecer as oportunidades e os recursos oferecidos pelo contexto atual. Dom Bosco disse que o que estava realizando, com sua experiência educativo-pastoral, era um esboço sobre o qual as gerações seguintes – isto é, nós – continuariam a pintar as cores.

Dom Claudio, dando as boas-vindas aos membros da Comissão, desejou-lhes um bom encontro, preparado com conteúdos válidos e uma metodologia adequada, de modo a ser proveitoso para os participantes e constituir um bom investimento para as Províncias.

Ir. Ivone, desejando um relançamento da Escola Salesiana a nível de todo o continente americano, reiterou:“A ação de todos nós, como presença salesiana na América, quer contribuir para a criação de uma aldeia educativa, uma cultura de solidariedade, paz, harmonia, networking. Devemos criar um tema atual e profético para o 5º encontro da ESA, se quisermos ser elemento de transformação social através da educação formal com Escolas, Institutos Técnicos e Universidades geridas pela Família Salesiana. A escola deve regressar às suas raízes – ao Sistema Preventivo – para ser um verdadeiro espaço educativo e formativo. Não pode ser orientada apenas para a transmissão de conhecimento, mas para a comunicação de valores. Tudo isso implica uma integração corresponsável de todos os segmentos do processo educativo em torno de um projeto comum”.

Para estimular a construção conjunta, os trabalhos aconteceram em pequenos grupos e em plenária. Assim foi possível planear o ESA V. As equipas definiram as diferentes vertentes relacionadas com o processo de criação do evento: equipa de conteúdos, logística e economia, liturgia e cultura, secretariado permanente, comunicação e arte, bem como definiram o local, que será Guadalajara, México, de 1 a 5 de maio de 2024.

O pacto educativo da rede será constituído pelas Inspetorias representadas neste evento, conscientes de que são portadoras de uma metodologia de acompanhamento pedagógico, voltada para a educação integral de adolescentes e jovens.

As boas-noites contaram com a presença de Ir. Lucia Jacinta Finassi, que falou sobre o Projeto de Identidade e a paixão pelo carisma salesiano, Ir. Eva Doris Meza, que falou sobre o encontro da CIMAC-NAC e Mesoamérica realizado em fevereiro de 2023 na Guatemala, e Ir. Adair Sberga, com uma oração de agradecimento.

Durante os dias, vividos em clima de fraternidade e partilha, não faltaram visitas pastorais e culturais: os participantes visitaram as Escolas SDB e FMA de Valparaíso, Praia Ancha, e participaram da Celebração Eucarística, presidida por Dom Bernardo Bastres, na capela da Casa Salesiana. Também visitaram a Casa-Museu “La Sebastiana” de Pablo Neruda. Em Viña del Mar visitaram o Relógio das Flores e o parque Quinta Vergara e a zona de Reñaca.

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.