Menu Principal

BLOG

Animadoras de comunidade da BAP encontram-se com a Conselheira Visitadora

No dia 11 de março, um grupo 24 Filhas de Maria Auxiliadora que tem a missão de animar e coordenar as comunidades religiosas na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, encontrou-se com a Conselheira Geral, Irmã Paola Battagliola, na sede inspetorial para um dia de partilha, de reflexão e de preparação para a visita canônica em cada uma das 24 comunidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

O dia teve início com a Celebração Eucarística, presidida pelo Salesiano P. Luiz Gonzaga Piccoli. Em seguida, o café e, após, na sala Madalena Morano, as animadoras de comunidade foram acolhidas pela Inspetora da BAP, Irmã Alaíde Deretti, que destacou o tempo prolongado em que Irmã Paola ficará na Inspetoria e que a BAP é a última Inspetoria brasileira a ser visitada pela Conselheira Geral.

Irmã Alaíde apresentou Irmã Paola para as animadoras dizendo que ela foi a fundadora da presença FMA em Timor Leste e garantindo que a Conselheira “está entre nós com uma nobre missão. A visita de uma Superiora reforça o carisma e tem o objetivo de estreitar o vínculo da caridade entre nós”.

O dia foi coordenado pela Vigária inspetorial, Irmã Maria Ivone Ranghetti, também animadora da comunidade FMA de Porto Alegre. Em seguida, Irmã Lucia Tironi, animadora da comunidade de Araras/SP dirigiu com muita criatividade a oração inicial, cujo tema era: Comunidade geradora de vida.

O passo seguinte foi a apresentação de cada animadora a fim de que Irmã Paola pudesse começar a conhecer as Irmãs. Um momento importante foi a apresentação de cada uma das 24 comunidades. Cada animadora se serviu de fotos, vídeos e outros programas para aproximar a própria realidade e missão comunitária da Conselheira Visitadora.

Também a Secretária Inspetorial, Irmã Gisele Coelho pode encontrar as animadoras para algumas orientações práticas quanto ao novo Elenco Geral – volume 1º, à plataforma do Instituto e ao livro de registro das FMA.

Após a apresentação das 24 comunidades, Irmã Paola agradeceu a partilha ressaltando que a mesma foi oportunidade de imersão na realidade da BAP. Destacou o dinamismo e a vitalidade de cada comunidade e afirmou: “Gosto do ícone da visitação, porque Maria vai para partilhar… Isabel não precisava dela… Desta forma, também eu serei visitada por todas vocês”. Agradeceu cada uma por acolher na fé o serviço de animação e concluiu que é nas comunidades que o Capítulo Geral toma forma e cores.

Questionou as animadoras, incentivando-as a se perguntarem: “Qual a alegria que sentimos ao desempenhar o serviço de animação?”

Dando continuidade ao encontro, a Conselheira Geral ofereceu às Irmãs duas reflexões: “Cuidar de si e dos outros para um serviço responsável”, baseada em um texto de Irmã Milena Stevani, docente da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium e “Encontro com as Diretoras”.

Em sua fala, Irmã Paola destacou alguns aspectos: tal como em Caná e Mornese, somos “presença” que gera, promove e cuida da vida; o serviço de autoridade é um chamado especial para cuidar… assim, é uma arte que se aprende com o tempo; como podemos oferecer um serviço de animação credível?

Irmã Paola também retomou alguns artigos das Constituições FMA e, no final, pediu que se fizesse um tempo de silêncio para responder a duas questões: Como me sinto neste serviço? Duas qualidades que encontro na minha comunidade. Houve partilha e também ressonâncias quanto ao encontro com a Conselheira, que garantiu: “Amanhã inicio a minha peregrinação nas comunidades. Não se preocupem, sou uma irmã entre as Irmãs”.

Após os agradecimentos finais, o grupo vivenciou uma oração de conclusão dinamizada por Irmã Silvânia Cassia Pereira, animadora da comunidade de Bagé/RS, cujo tema era “Mulheres geradoras de vida: generatividade”.

A primeira comunidade a ser visitada por Irmã Paola Battagliola é a comunidade da Casa Santa Teresinha, da Lapa. A visita inicia hoje, dia 12, e se estende até dia 16 de março.

Ir. Maike Loes e Ir. Ivone Marcuzo

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Ecos da Assembleia BAP

“Eu vim dessa videira Vivo em comunidade Com muita coragem e criatividade Com muita esperança e salesianidade. Maria aqui caminha Abençoa nossa missão Mazzarello sempre

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.